JSF com Eclipse

05/01/2011

0

Estou pesquisando na net sobre JSF e considero aqui também, como uma fonte de pesquisa. É necessário instalar alguma coisa no Eclipse para se começar a trabalhar com JSF? Pelo menos, no meu não vi nada como criar alguma coisa com JSF. Vi lá, JSP,HTML e etc.. mas nada de JSF. Como eu faço para começar com JSF? No NetBeans existe, mas no Eclipse não tem e confesso que achei o NetBeans mais complicado que o Eclipse. Como estou aprendendo, preferir ficar com um único IDE(de início) para aprimorar minha práticas e depois sim, passar a conhecer outras alternativas de IDE e etc..
Pjava

Pjava

Responder

Posts

05/01/2011

Davi Costa

Paulo,
para utilizar JSF vc só vai precisar de alguns jars e algumas configurações que vc vai perceber aí nas suas pesquisas.
A vantagem do netbeans é que ele já traz esses jars e faz essa configuração automaticamente.
Não tem nenhum problema com seu eclipse não, mas para configurar um projeto JSF vai dar um pouco mais de trabalho.
Existem algumas versões de eclipse e alguns plugins que facilitam, recomendo a versão full mais recente do helios.
Aqui no site da própria devmedia tem vários exemplos de aplicações JSF, assim como vários artigos e vídeos.
Comece pelo JSF 1.2 e quando vc tiver um certo domínio passe para o 2.0.

Abaixo segue um exemplo bem legal de JSF com Hibernate:
serjaum.wordpress.com/.../jsf-aplicacao-pratica-utilizando-richeditor/

Espero ter ajudado

Att Davi

Responder

05/01/2011

Pjava

Baixei todo o projeto e importei para dentro do eclipse, conforme tutorial. Ele não funciona. A tabela não foi criada dentro do meu BD. Achei que isso poderia impedir de aplicação funcionar. Aí vem todos aqueles passos q já tou acostumado. Q pode ser o hibernate.cfg.xml, web.xml ou build.xml. Eu não mexi em nada deles, apenas no hibernate.cfg.xml que troquei o usuário e a senha do meu BD, pois a dele vinha root e root e no meu é Global e 123. Mas isso, com toda a certeza, não é o problema. Para eu rodar a aplicação, fui no projeto com o botão direito, dei Run As >> Run On Server e pronto. Ele restartao Tom e monta tudo sozinho. Aí vem o erro 404, aquele velho erro, que já foi estressantemente tratado em outros posts meu neste forum.
Responder

05/01/2011

Davi Costa

Temos que ver qual realmente é o erro, esse erro é muito genérico.
Ese erro só quer dizer q essaurl não atende a nenhum caminho no seu servidor
Pode ter sido qualquer outro erro na hr de subir a aplicação, no seu BD vc conferiu se as tabelas foram criadas?
Não aparece nenhum erro no seu console?

Att Davi
Responder

05/01/2011

Pjava

Rodei a classe em modo SE e consegui criar a tabela lá. Agora vou conferir outras coisas baseadas naquela experiência que tive e que vc, Davi, me acompanhou bem de perto e ve o que posso fazer para funcionar. Realmente é isso, não está construindo a URL completa.
Responder

05/01/2011

Davi Costa

Show de bola então.
Então a aplicação subiu direitinho não é isso?
Então caso tenha dado tudo ok, bons estudos no JSF!

Att Davi
Responder

05/01/2011

Pjava

Não, subiu. Apenas criou a tabela, mas continua dando o erro 404. É isso que eu estou tentando ver o porque. Agorame explica uma coisa. Estou tentando ver e ainda não vi. Em que lugar está o CREATE TABLE? Cara via tabela, mas não vi em nenhuma classe o tal do CREATE TABLE.
12:09:36,875  INFO DriverManagerConnectionProvider:109 - connection properties: {user=Global, password=****}

    drop table if exists rascunho

    create table rascunho (
        RASCUNHO_ID bigint not null auto_increment,
        conteudo longtext,
        data date,
        titulo varchar(255),
        primary key (RASCUNHO_ID)
    ) type=InnoDB
12:09:37,179  INFO SchemaExport:268 - schema export complete
12:09:37,180  INFO DriverManagerConnectionProvider:170 - cleaning up connection pool: jdbc:mysql://localhost/jsf

Responder

05/01/2011

Davi Costa

Ah cara lembrei de uma coisa dessa aplicação,
essa url n é o bastante, realmente ela n monta tudo.
Coloca: localhost:8080/rich_editor/pages/index.faces

Essa aprte mais em destaque vai depender do nome da sua aplicação.. a minha tá criada assim, mas n tenha certeza se é igualzinha a que baixa dakele link que te passei, ou é essa ou é rich_editor_facelets


Acho que era isso que faltava, vai rolar direitim agora.

Att Davi
Responder

05/01/2011

Pjava

Era isso mesmo, agora funciona. Então, são essas coisas que eu preciso entender melhor. Claro que isso vem com o tempo, mas preciso criar macetes. Já entendi também, repondendo a uma pergunta minha, já vi são criado create table. Já vi a classe que faz isso. Só preciso entender as annotations(conceito ainda um pouco vago pra mim), como criar jsf do nada e entender esse código aqui que eu tenho. Value Davi. Respondido o tópico.
Responder

05/01/2011

Davi Costa

Beleza Paulo,
vc está no caminho certo, essas anottations são um mundo, mas vale a pena investir, pois estão virando um padrão em Java.

att Davi
Responder

05/01/2011

Pjava

À medida que eu vou aprendendo, vai aparecendo mais coisas. Vi que no exemplo que o Davi que mandou, o cara faz uso de JQuery. No exemplo, há um script extremamente longo. Aquilo tudo foi feito à mão, ou posso dizer, que aquilo lá é um modelo que praticamente vai servir em um monte de lugar, podendo ser reaproveitado para muitos casos ou cada vez que eu escrever a minha aplicação terei que escrever um script daquele, bem grande, o que me faria aprender mais uma linguagem de script, além o javascript. Apesar dele ser parecido com JavaScript, ele não é javascript, tem diferenças. Cara, to gostando, mas tem muita coisa, além de java. Mas é interessante.
Responder

05/01/2011

Davi Costa

Tranquilo cara,
vai se acostumando que Java é um mundo mesmo.
JQuery é javaScript sim, mas ele está sendo usado de forma bem específica nesse projeto, pois está usando a biblioteca RichFaces que tem toda uma forma peculiar de usar JQuery.
E tem nas aplicações java (web) como escrevermos scripts em somente um lugar e ser aproveitado para quem precisar.... mas isso tudo que citei nesse post são coisas tão específicas.. que vc vai pegar na prática.POde ficar tranquilo.
Att Davi
Responder

11/01/2011

Dyego Carmo

Utilize o NetBeans 7 e voce sentirá a diferenca necessaria para produzir :)

Sem milhares de plugins adicionais :)

Valeu !
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar