GARANTIR DESCONTO

Fórum Juntar dois campos do SQL em uma só coluna. #567760

08/08/2011

0

Estou desenvolvendo um controle para hospital e me surgiu a seguinte necessidade: Quero selecionar dois campos de duas tabelas diferente e jogar em uma única coluna. Para ser mais claro segue exemplo: Tabela Paciente paciente_id paciente_nome (...) Tabela Médico prof_id prof_nome (...) Quero retornar em uma só coluna os nomes dos paciente e os nomes dos médicos. Esse será um combobox para o controle financeiro, então poderá ser um paciente, um médico, um fornecedor, etc. Quero colocar tudo em uma coluna só. Retorno seria assim: Coluna Pessoa: * Paciente A * Médico A *Paciente B * Médico B (...) OBS.: Gostaria de fazer isso só pelo SQL. Se alguém puder me ajudar ficarei grato!
Rangel Alves

Rangel Alves

Responder

08/08/2011

Guri

Não entendi. Há alguma relação entre médico e paciente ou é apenas uma listagem de todos os registros???
Responder

Gostei + 0

08/08/2011

Rangel Alves

[quote="guri"]Há alguma relação entre médico e paciente ou é apenas uma listagem de todos os registros???
Não estão relacionados, esse é a parte em que o usuário fará a inserção de movimentos financeiros, que poderá ser crédito ou débito, e que envolverá uma pessoa que pode ser um cliente ou médico. O que quero é um select que joque todos em uma única coluna.
Responder

Gostei + 0

10/08/2011

Carlos Heuberger

[quote="rangelalvess"][quote="guri"]Há alguma relação entre médico e paciente ou é apenas uma listagem de todos os registros???
Não estão relacionados, esse é a parte em que o usuário fará a inserção de movimentos financeiros, que poderá ser crédito ou débito, e que envolverá uma pessoa que pode ser um cliente ou médico. O que quero é um select que joque todos em uma única coluna.
Em Java é só adicionar o conteúdo de uma List a outra usando o "addAll". Em SQL tem o UNION:
SELECT paciente_nome AS nome FROM paciente
UNION
SELECT prof_nome AS nome FROM médico
ou, se desejado
SELECT paciente_nome AS nome, 'P' AS tipo FROM paciente
UNION
SELECT prof_nome AS nome, 'M' AS tipo FROM médico
[[]]
Responder

Gostei + 0

10/08/2011

Rangel Alves

[quote="simu"]
SELECT paciente_nome AS nome FROM paciente
UNION
SELECT prof_nome AS nome FROM médico
Vlw, problema resolvido era exatamente isso que estava precisando! Que o query retornasse a lista de pessoas que tenho nome banco. Para contribuir para quem precisar, fiz assim (adicionei a ordenação por nome).
SELECT paciente_nome AS pessoa FROM pacientes  
UNION  
SELECT prof_nome AS pessoa FROM profissionais ORDER BY pessoa
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar