Fórum Juntar dois campos do SQL em uma só coluna. #567760
08/08/2011
Estou desenvolvendo um controle para hospital e me surgiu a seguinte necessidade:
Quero selecionar dois campos de duas tabelas diferente e jogar em uma única coluna.
Para ser mais claro segue exemplo:
Tabela Paciente
paciente_id
paciente_nome
(...)
Tabela Médico
prof_id
prof_nome
(...)
Quero retornar em uma só coluna os nomes dos paciente e os nomes dos médicos. Esse será um combobox para o controle financeiro, então poderá ser um paciente, um médico, um fornecedor, etc. Quero colocar tudo em uma coluna só.
Retorno seria assim:
Coluna Pessoa:
* Paciente A
* Médico A
*Paciente B
* Médico B
(...)
OBS.: Gostaria de fazer isso só pelo SQL.
Se alguém puder me ajudar ficarei grato!
Há alguma relação entre médico e paciente ou é apenas uma listagem de todos os registros???
[quote="guri"]Há alguma relação entre médico e paciente ou é apenas uma listagem de todos os registros???
Não estão relacionados, esse é a parte em que o usuário fará a inserção de movimentos financeiros, que poderá ser crédito ou débito, e que envolverá uma pessoa que pode ser um cliente ou médico. O que quero é um select que joque todos em uma única coluna.
10/08/2011
Carlos Heuberger
[quote="rangelalvess"][quote="guri"]Há alguma relação entre médico e paciente ou é apenas uma listagem de todos os registros???
Não estão relacionados, esse é a parte em que o usuário fará a inserção de movimentos financeiros, que poderá ser crédito ou débito, e que envolverá uma pessoa que pode ser um cliente ou médico. O que quero é um select que joque todos em uma única coluna.
Em Java é só adicionar o conteúdo de uma List a outra usando o "addAll".
Em SQL tem o UNION:
SELECT paciente_nome AS nome, 'P' AS tipo FROM paciente
UNION
SELECT prof_nome AS nome, 'M' AS tipo FROM médico
[[]]