Fórum Key violation #278426
21/04/2005
0
tenho a tabela X com o campo CPF, gostria de mostrar 1 mensagem antes de gravar que ja existe tal CPF digitado. como faz isso no FB/IB??
Um abraço
:?
título editado por nildo (removida parte apelativa)
Njuniorba
Curtir tópico
+ 0Posts
21/04/2005
Aroldo Zanela
Como esta thread provavelmente será bloqueada. adicione os detalhes nesta aqui que você iniciou anteriormente.
Acredito que tenha faltado clareza em sua tentativa anterior.
http://forum.clubedelphi.net/viewtopic.php?t=61904
Gostei + 0
21/04/2005
Yallebr
O certo não é tratar essa exceção não, o correto é nem deixar ocorrer essa exceção.
Assim o BD nem perde tempo processando e gerando essa exceção e também oucupando a rede.
Select Count(ChavePrimaria) as Total from Tabela where CPF = ´5555555´ and ChavePrimaria <> CodigoAtualDoRegistro.
If Total >= 1 then
ShowMessage(´Já existe esse CPF cadastrado´).
Gostei + 0
21/04/2005
Mysys
QRY.Sql.Clear;
QRY.Sql.Add(´SELECT NOMCLI,NOMMAE FROM TBLCli´);
QRY.Sql.Add(´WHERE CPG = :VSCpd´);
QRY.Params[0].AsString := passa o nome;
QRY.Open;
If not QRY.IsEmpty Then
begin
ShowMessage(´cliente Repetido´)
Exit;
end;
Else
Grava seu Cadastro
Gostei + 0
22/04/2005
Rjun
Gostei + 0
22/04/2005
Mysys
Rjun
voce acha que em tao pouco tempo assim o cpf vai ser trocado por outro tipo de documento ..???
nao acredito muito nisso nao..
Gostei + 0
22/04/2005
Rjun
Gostei + 0
22/04/2005
Massuda
Gostei + 0
22/04/2005
Mysys
de gravar eu faco uma consulta no CPF pra ver c nao tem repedito..
Gostei + 0
22/04/2005
Rjun
Gostei + 0
22/04/2005
Yallebr
Curiosidade... o que você utiliza para identificar unicamente uma pessoa?
Eu utilizo o CPF para identificar a pessoa. Mas NÃO utilizo o CPF como chave primária também.
Como todos sabemos uma chave primária não pode repetir nem pode ser nula.
Vamos supor que vc tem um programa de lava jato... Ou um programa de supermecado. Seu cliente esta te pagando a vista não interesse se o CPF dele é roubado (já consta um outro no BD) ou se ele está com posse dele ou não. Vc tem simplesmente tem de vender..
Eu utilizo como indice, mas nao primario.
Minha opniao.
Gostei + 0
22/04/2005
Aroldo Zanela
Colega,
Podemos utilizar uma chave artificial para identificar o cliente unicamente em nosso sistema, entretanto, na maioria dos sistemas comerciais precisamos levar informações para órgãos governamentais. Exemplo: Sintegra, Tare/Roi, etc. Se houver alguma mudança, obviamente que teremos que efetuar mudanças nos sistemas de qualquer forma.
Gostei + 0
22/04/2005
Massuda
Existem situações onde exige-se o CPF... por exemplo, recentemente exigiu-se o CPF para os estudantes que vão prestar o ENEM; acho que esse tipo de exigência é feita porque, de todos os documentos pessoais, apenas o CPF e o título de eleitor tem a característica de ser único para cada pessoa em todo o país.
Se não me engano, num dado instante, uma pessoa só pode possuir um CPF mas é possível da baixa em um CPF e requerer outro (não tenho certeza disso), de modo que ao longo do tempo uma pessoa pode ter diferentes CPFs.
A título de curiosidade, nos Estados Unidos, o SSN (Social Security Number - similar ao nosso registro no INSS) é frequentemente usado como identificador único das pessoas físicas em todo os EUA, embora nem todos sejam obrigados a ter um SSN. Uma diferença com nosso CPF é que você não consegue mudar de SSN.
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)