Kylix vive?

04/10/2005

0

Olá a todos! Gostaria de saber dos colegas que trabalham com Kylix qual o futuro dele, se a Borland continuará mantendo-o ou se virou open-source?

Tenho muita vontade de iniciar alguns projetos no Kylix porém estou inseguro quanto ao futuro da ferramenta.

Obrigado pelo seu precioso tempo,


Marioguedes

Marioguedes

Responder

Posts

21/10/2005

Mordred

Meu camarada, eu comecei a trabalhar com Kylix na última aplicação que desenvolvi (um sistema básico de ponto empresarial) e confesso que passei por algumas dires-de-cabeça pelas quais não passaria se estivesse usando Delphi com biblioteca VCL. Primeiro, os hints e os termos padrão das telas (igual aquele hint ´Fechar´ que aparece quando você aponta para o botão fechar da janela --> [X]; o ´Recortar´, ´Copiar´ e ´Colar´ que aparecem quando você clica numa edit com o botão direito do mouse) estão todos em inglês. Meu cliente cismou com isso. Tentei traduzir os termos editando o arquivo QConsts.pas conforme me indicaram aqui no fórum: não funcionou.

Tudo bem, resolvi por um calendário na tela, pra ficar mais fácil de consultar os registros de ponto filtrando ele pela data. Mas quem disse que tem componente Calendário na CLX? Instalei um componentezinho de terceiros que encontrei por aí na net e funcionou, apesar de não ser ´aquelas coisas´.
Depois vieram os relatórios... mas quem disse que tem componente de relatório na CLX? Tem o Rave, que é meio complicadão... :-P Instalei o Fortes Report que tb é meio esquisitão, pesado e estufou minha aplicação. (Se alguém tiver um tutorial decente do Rave, por favor me avise!)

Fora isso tem umas bizarrices, tipo, umas dbgrids cheias de registros, mas que não mostram scrollbar, umas dbcombos que travam o sistema e assim por diante. Fora isso é legal, tem uns recursos novos e interessante, mas eu tb ainda me sinto inseguro. Ainda mais depois que eu ouvi falar que vai ficar open-source e que a Borland ia largar a mão...

Eu tb não sei o que faço e queria sabe ro que os colegas do fórum acham a respeito do Kylix e da CLX.


Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar