Largura e altura do Form

29/04/2003

0

Eu queria que o usuario não conseguisse mexer no tamanho do meu form que será
Heigth = 430
Width = 430
Qual comando uso para que ele não arraste o formulario aumentando-o de tamanho?

Desde já muito grato.


Marcelototini

Marcelototini

Responder

Posts

29/04/2003

Marcelo.c

Se bem me lembro, basta alterar a propriedade BorderStyle para bsSingle, ou bsNone.
´
É interessante também modificar a propriedade BorderIcons, caso não deseje que a janela seja maximizada ou minimizada.


Responder

30/04/2003

Sandra

Eu queria que o usuario não conseguisse mexer no tamanho do meu form que será Heigth = 430 Width = 430 Qual comando uso para que ele não arraste o formulario aumentando-o de tamanho? Desde já muito grato.


Marcelo,

Para não redimensionar : BorderStyle – bsSingle
Para não ser movido : Align – alCustom

É interessante também modificar a propriedade BorderIcons, caso não deseje que a janela seja maximizada ou minimizada.


:wink:

Até.


Responder

30/04/2003

Marcelo.c

Também é interessante setar a propriedade [b:6dcad96e1c]Position[/b:6dcad96e1c] do Form para [b:6dcad96e1c]poScreenCenter[/b:6dcad96e1c] para que ele fique centralizado na tela.


Responder

01/05/2003

Sandra

Também é interessante setar a propriedade [b:baa8e6b7d7]Position[/b:baa8e6b7d7] do Form para [b:baa8e6b7d7]poScreenCenter[/b:baa8e6b7d7] para que ele fique centralizado na tela.


marcelo.c,

não conheço muita coisa em Delphi, :oops: ainda... Mas, por gentileza, poderia dizer a diferença entre [u:baa8e6b7d7]poScreenCenter[/u:baa8e6b7d7] e [u:baa8e6b7d7]poDesktopCenter[/u:baa8e6b7d7]? Testei com um formulário, porém não percebi a diferença entre os dois. Pelo que pude perceber no Help, o que vai interferir está relacionado com a propriedade DefaultMonitor, dmDesktop para o segundo caso. E outra vez, não percebi diferença... Poderia explicar?


Obrigada.


Responder

23/11/2021

Lindomar Sousa.

[quote:baa8e6b7d7=´marcelo.c´]Também é interessante setar a propriedade [b:baa8e6b7d7]Position[/b:baa8e6b7d7] do Form para [b:baa8e6b7d7]poScreenCenter[/b:baa8e6b7d7] para que ele fique centralizado na tela.[/quote:baa8e6b7d7]

marcelo.c,

não conheço muita coisa em Delphi, :oops: ainda... Mas, por gentileza, poderia dizer a diferença entre [u:baa8e6b7d7]poScreenCenter[/u:baa8e6b7d7] e [u:baa8e6b7d7]poDesktopCenter[/u:baa8e6b7d7]? Testei com um formulário, porém não percebi a diferença entre os dois. Pelo que pude perceber no Help, o que vai interferir está relacionado com a propriedade DefaultMonitor, dmDesktop para o segundo caso. E outra vez, não percebi diferença... Poderia explicar?


Obrigada.


1 - poScreenCenter -> Usado para quando você tem mais de um monitor... Ou seja, a aplicação vai abrir o formulário na no monitor que você tiver usando no momento....
2 - poDesktopCenter -> vai abrir sempre no centro da tela... ou seja, entre um monitor e outro... caso tenha 2 monitores... se tiver só um, você não vai perceber a diferença...
3 - DefaultMonitor -> sempre vai abrir no monitor padrão... Ou seja, se tiver 2 monitores, vai abirr o form sempre no que for o padrão...

OBS: Se o formulário tiver sem as bordas, essas propriedades interfere na apresentação dele... Ex: supondo que vc queira que o form apareca MAXIMIZADO, verás que se tiver usando poScreenCenter por exemplo, ele vai ficar grandão no meio da tela... ai seria bom utilizar o poDefault....
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar