Fórum Licenças... #169627

16/07/2003

0

Olá galera, estou com algumas dúvidas quanto ao licenciamento...
Em que situação eu, como programador, devo pagar licença e a quem?
Em que situação meu cliente, a quem desenvolvi um sistema, deve pagar algum tipo de licença? Ele tem que pagar por algum tipo de licença?
E qualquer outra coisa que possa exigir algum tipo de licença, por favor, me informem. Obrigado...

Rommel.jp

Rommel.jp

Responder

16/07/2003

Basilio.sp

Caro rommel.jp,

Sua questão é meio vaga... Mas, vamos lá...

Você, como programador, deveria pagar pelas licenças de toda e qualquer ferramenta que você venha a utilizar para desenvolver um programa qualquer. Logo, em se tratando de Delphi, você pagaria pelas licenças do próprio Delphi, do Sistema Operacional, bancos de dados (caso você não esteja usando um banco livre) e, caso exista, pela licença de bibliotecas de terceiros.

No geral, ferramentas de desenvolvimento não obrigam a cobrança de licenças de seus clientes: o binário gerado é parcialmente isento de licenças e obrigações. Isto não quer dizer que você não precise cobrar por licenças para uma quantidade X de máquinas...

Algumas bibliotecas exigem uma contribuição prefixada para cada cópia de binário enviada para seu cliente, mas geralmente você é informado desta particularidade ao comprá-la e deve repassar este custo direto ao cliente.

Com relação ao seu cliente, as mesmas regras aplicáveis a você são aplicadas a ele: ele deve pagar pelo Sistema Operacional, bancos de dados e demais ferramentas que sejam fundamentais para o funcionamento de sua empresa.

Ok?

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar