Limitar acessos

01/01/2016

0

PHP

O limite de acessos pode ser feito com login e senha, até nesse ponto OK, mas como limitar a questão de quantidade de acesso ao site/sistema?
Por exemplo: tenho 10 usuarios cadastrados porem quero que apenas tenha 5 acessos simultaneos.
Joaquim Sousa

Joaquim Sousa

Responder

Posts

01/01/2016

William

Já tive um cliente que trabalhava assim, quando o usuário logava no sistema era gravado o id da session em na tabela de usuários, quando ele fazia o logout era "retirado" esse valor do campo.

Dessa maneira ele conseguia saber quantos usuários estavam logados simultaneamente, bastava executar um SELECT na tabela e verificar quantas sessions estavam gravadas.

Eu vejo um problema dessa abordagem, aplicações WEB são diferentes de Desktop porque rodam em um Browser, dessa maneira os usuários tem o costume de fechar a aba ou o browser e não seria limpo a session no banco de dados.

Apesar disso meu cliente tinha poucos problemas com isso, ele cobrava mensalidade por acesso também e a maioria dos clientes dele tinha direito a um usuário por mês.
Responder

02/01/2016

Joaquim Sousa

Tambem vejo isso como um problema, mas essa funcionalidade tambem usada por sistemas que vendem "licenças" não é?
Responder

02/01/2016

William

Não posso afirma se é usado por outros sistemas, coloquei para vc um caso de um cliente que cobra por usuário então ele controla dessa maneira!
Responder

02/01/2016

Joaquim Sousa

Entendi, mas não é confiavel para essa finalidade que indiquei na pergunta acima? Limitar os acessos, desculpa se estou fazendo pergunta por cima de pergunta.
Responder

02/01/2016

William


Apesar disso meu cliente tinha poucos problemas com isso, ele cobrava mensalidade por acesso também e a maioria dos clientes dele tinha direito a um usuário por mês.


A primeira vista achei extremamente inseguro, mas na época fui contratado para dar consultoria em banco de dados então nem me concentrei em estudar algo mais seguro.

Mas em conversas com o cliente e depois de algum tempo lidando com o sistema, até achei uma solução interessante ele conseguia controlar bem os acessos e não tomava calote.
Responder

02/01/2016

Joaquim Sousa

Então completamente viável para essa questão, mas se for o caso de uma intranet, liberar tanto internamente como atraves da internet isso já com o servidor não é? Se a empresa for grande a melhor solução é hospedar?
Responder

02/01/2016

William

Se vai trabalhar com acessos externos com origem desconhecida a melhor opção é hospedagem mesmo, reduz o problema com infraestrutura.
Responder

02/01/2016

Joaquim Sousa

Por enquanto é som William, agradeço a sua ajuda.
Responder

02/01/2016

Joaquim Sousa

Por enquanto é som William, agradeço a sua ajuda.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar