limpar dbgrid em sistemas de ponto de venda?

06/06/2008

0

ola blz pessoal sou novato em delphi e estou desenvolvendo um sistema de PDV onde a tela de pdv tem um dbgrid com quantidade descrição preço e subtotal minha duvida e a seguinte como faço para limpar o dbgrid e começar do zero novamente depois de cada venda ja faz 2 dias que to nessa parte e nao consigo sair esta me tirando o sono Esse dbgrid esta ligado ao Datasource 2 q liga ao banco de Vendas em firebird ja tentei usar datasource1:= nil mas nao adianta gostaria de um botao tipo limpar vendas e esse botal limpar o dbgrid para começar a venda do zero novamente e a venda anterior nao apareca no grid e nao estou conseguindo abraços galera


Keliniciante

Keliniciante

Responder

Posts

06/06/2008

Delphijean

se você usa um ClientDataSet faça:

[b:3e1dbc9922]ClienteDataSet1.EmptyDataSet;[/b:3e1dbc9922]

se não especifique melhor as configurações de seu sistema tipo, banco, componentes e etc...


Responder

09/06/2008

Brunodsr

Olá Kel,

Primeiro vamos ver se eu entendi ok?

Vc tem um dbgrid ligado a um data source que esta ligado a um dataset. Ex.:

DBGrid1 -> DataSource1 -> IbTable1

Se o que vc quer é uma tela de digitação de ítens de venda, então você ta tentando fazer um master-detail, ou seja, digitar o cabeçalho (cliente, data, número do pedido etc) e em seguida os ítens da venda (produto, quantidade e preço).

Se esse é o seu caso, aconselho você a dar uma olhada nos exemplos que tem nesse link.

http://www.geocities.com/SiliconValley/Bay/1058/ClientDataset.html

Espero ter ajudado.


Responder

09/06/2008

Paulo

Outra forma é usar um Filter para cada nova venda. Dessa forma o Grid virá sempre vazio, ou uma query usando como parâmetro o codigo disparado da nova venda, o que fará com que o Grid venha vazio.


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar