Linux Ubuntu/Free Pascal - Erro no arquivo exec

12/02/2016

0

Eu estou com um problema que eu mesmo gerei, pela falta de experiência em ambiente Linux. Se o Forum da DevMedia puder me ajudar, eu fico penhoradamente agradecido.
Vamos à minha triste história:

Certa vez instalei o Free Pascal no meu Ubuntu 14.04 32 bits (Disco de 50 Gb, com 28,3 Gb livres; UCP Intel 2,13 GHz ? Centrino; memória de 1,5 Gb) e ele funcionou bem. Fiz até alguns programinhas no danado!
Um tempo depois, querendo usar uma interface RAD, decidi instalar o Lazarus. A instalação não era concluída porque o Lazarus acusava incompatibilidade com o Free Pascal instalado. Detectava uma versão mais antiga do Free Pascal.
Como bom usuário de Windows, decidi atualizar o Free Pascal de 2.4 para 3.0. Deu problema! Aí eu optei por desinstalar o Free Pascal para tentar reinstalar o Lazarus.
Aí começou a desdita! Fiquei sem conseguir instalar o Lazarus e danifiquei o Pascal.
Agora eu tenho que, no mínimo, limpar o sistema, que deve estar cheio de lixo no HD, e não consigo.

Já tentei remover alguns arquivos do hd (aqueles que começam com fp*) e, mesmo usando a opção sudo, o Ubuntu se recusa a deletar alguns arquivos.
Usei dois scripts - um para desinstalar totalmente o Free Pascal e outro para tentar instalar a versão mais nova, sem sucesso.
Decidi, então, reinstalar o Free Pascal, usando o pacote de instalação do 2.4, mesmo.
O instalador roda com falhas mas quando eu vou executar o Free Pascal, ele acusa erro no arquivo .exe.

A mensagem, completa é: "/usr/bin/fp: cannot execute binary file: Erro no formato exec".
Mesmo que eu execute como su, a resposta é a mesma!

Agradeço, penhoradamente, pela eventual resposta.

Abraços.
Normando Mendonça

Normando Mendonça

Responder

Posts

12/02/2016

Fabiano Alencar

Já fez a limpeza Normando?
Responder

13/02/2016

Normando Mendonça

Já desinstalei "na unha". Mas alguns arquivos se negam a ser removidos. O mesmo acontece com o fp, que é o aplicativo (módulo) principal do Free Pascal. Quando eu reinstalo, o instalador avisa que alguns arquivos não foram copiados, por já existirem. No momento estou com o Free Pascal 2.4 reinstalado, mas não roda.
Responder

13/02/2016

Fabiano Alencar

Formatou e tudo?
Responder

14/02/2016

Normando Mendonça

Não, Fabiano. Não cogito formatar. Acho que ainda não examinei as propriedades de rwx dos arquivos que não conseguem ser removidos. Como eu sou usuário contumaz do Windows, às vezes passo pelo risco de esquecer detalhes particulares do Linux. Vou ver e posto o resultado. Obrigado e bom domingo.
Responder

14/02/2016

Fabiano Alencar

O pior que não possuo bastante experiencia tambem com Linux. Ainda caminhando, mas vamos aguardar no decorrer dessa semana, sempre costuma aparecer mais usuarios que sabem bem mais que eu.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar