Fórum List index out of bounds(0) ????? #37019
03/06/2003
0
Pessoal que falha é essa : list index out of bounds(0)????
Não consigo resolver, ja estou ficando louco !!!!!!!
Se alguem puder me ajudar ficarei muito grato
Não consigo resolver, ja estou ficando louco !!!!!!!
Se alguem puder me ajudar ficarei muito grato
Kv-informática
Curtir tópico
+ 0
Responder
Silvio Ribeiro
Já aconteceu isso comigo quando tava tentando acessar um item de uma lista cujo o index nao existia (no caso era maior que o total de indices), por exemplo:
Suponha um listbox com 10 elementos numerados de 0 a 9. ListBox1.items.count retorna 10. A linha abaixo vai gerar esse erro que voce está presenciando uma vez que o último valor do loop (items.count que é igual a 10) será maior que o itemindex do último item da lista (que é 9).
o modo correto seria :
O mesmo vale para combobox e listas em geral.
Acho que deu pra entender. Veja no seu código se voce nao está cometendo o mesmo erro que eu cometi com o FOR ou se nao está simplesmente acessando um item que nao existe através da propriedade ItemIndex.
Qualquer coisa, entre em contato
[]´s
Silvio Ribeiro
Suponha um listbox com 10 elementos numerados de 0 a 9. ListBox1.items.count retorna 10. A linha abaixo vai gerar esse erro que voce está presenciando uma vez que o último valor do loop (items.count que é igual a 10) será maior que o itemindex do último item da lista (que é 9).
for i:=0 to listbox1.items.count do...
o modo correto seria :
for i:=0 to listbox1.items.count - 1 do ...
O mesmo vale para combobox e listas em geral.
Acho que deu pra entender. Veja no seu código se voce nao está cometendo o mesmo erro que eu cometi com o FOR ou se nao está simplesmente acessando um item que nao existe através da propriedade ItemIndex.
Qualquer coisa, entre em contato
[]´s
Silvio Ribeiro
Responder
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)