Fórum Listar Arquivos do servidor #342221
22/05/2007
0
Procurei bastante aqui no fórum mas não achei resposta pra minha dúvida.
Criei um pequeno form no meu sistema onde o proprio cliente pode indicar os dados necessarios para se conectar ao banco firebird digitando num edit o NOME ou IP do PC onde está o servidor do FIREBIRD e em seguida clica num botao que abre um OpenDialog para que ele selecione o arquivo do BANCO DE DADOS. Tudo ok quando instalo o sistema no proprio servidor, porém quando instalo nas outras estações, os arquivos que aparecem no OpenDialog são os da propria estação (obviamente). E sendo assim, o cliente não tem como encontrar o Arquivo FDB que está lá no servidor (a não ser que o diretório esteja compartilhado).
O que eu gostaria é que o OpenDialog(ou qquer outro componente) mostrasse a lista de diretórios e arquivos do computador servidor (cujo nome ou IP seria digitado antes no edit), para que após selecionado o arquivo eu pudesse me conectar ao banco através da linha de comando SERVIDOR:CAMINHO DO BANCO ou melhor
Edit1.text + ´:´ + OpenDialog.FileName
Alguém saberia me dizer como eu poderia obter a lista de arquivos do servidor neste OpenDialog ou em outro componente, ou então, uma forma de obter o caminho COMPLETO do arquivo selecionado no servidor pronto para a string de conexão (já que selecionado pelo OpenDialog o caminho ficaria \\SERVIDOR\PASTA COMPARTILHADA\NOME DO ARQUIVO, o que nao me serviria ) ?
Agradeço de antemão qualquer ajuda.
Brasidata
Curtir tópico
+ 0Posts
23/05/2007
Nigro
Gostei + 0
23/05/2007
Brasidata
Gostei + 0
23/05/2007
Massuda
Gostei + 0
23/05/2007
Brasidata
Antes de mais nada, obrigado pela sua atenção.
Para mim, não há nenhum problema em manter um servidor ativo na máquina remota, até mesmo porque lá já está funcionando um servidor de mensagens que criei para comunicação interna e eu poderia implementar neste a função de enviar para o meu aplicativo cliente essas informações.
A questão é que eu realmente não sei (ainda) como fazê-lo. Como eu poderia capturar a estrutura de diretórios e arquivos do servidor e enviá-la para a estação cliente de forma que um componente do tipo Opendialog, TreeView ou qualquer outro (tão amigável quanto esses) possa exibí-la?
Gostei + 0
24/05/2007
Brasidata
Gostei + 0
24/05/2007
Vitor Alcantara
Gostei + 0
24/05/2007
Brasidata
Agradeço a sua sugetão.
Atualmente eu JÁ faço dessa maneira.
A questão é que por motivos técnicos da rede do cliente, o endereço no servidor é D:\MinhaEmpresa\Sistema\DADOS\NomeBD.fdb.
A maioria das estações são particionadas e têm a unidade D:, o que faz a sua idéia (que venho usando desde a implantação do sistema) funcionar bem. Mas como é de se esperar, alguns usuários possuem PCS com única partição e precisam, neste caso, alterar o endereço do arquivo.
Eu sei que não há tanta necessidade assim de criar uma interface tão amigável quando o cliente poderia simplesmente substiuir uma letrinha D: por C: , no entanto, dois argumentos me fazem insistir no estudo dessa solução:
O Primeiro é aquela cara de decepção do usuário quando você diz que ele terá que digitar manualmente (mesmo sendo só uma letrinha. Acredite, eu nunca vi um cliente que gostase tanto de combobox, spinEdits e dialogs como esse!! :) ).
O segundo é a minha vontade de aprender recursos diferentes a cada dia.
Com isso, continua a minha curiosidade em encontrar a forma mais fácil e rápida de criar essa ferramenta.
E serão bem-vindas todas as sugestões.
Abraço e bom trabalho a todos.
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)