Fórum Listar as tabelas internas do FB no IBExpert #56791

18/08/2006

0

Olá galera alguém sabe como fazer para listar as tabelas internas do Firebird 1.5 normalmente como as tabelas criadas por nós no DataBase Explorer do IBExpert Personal?

Mkoch

Mkoch

Responder

Post mais votado

18/08/2006

Registro o banco de dados, após ter registrado vá em:

DATABASE >> DATABASE REGISTRATION INFO >> ADDITIONAL >> DBEXPLORER depois marque SHOW SYSTEM TABLES

Weber

Weber
Responder

Gostei + 1

Mais Posts

18/08/2006

Marco Salles

voce pode usar o DbExpress para recuperar informações sobre objetos do banco de dados, como nome de tabelas, campos, índices (o que chamamos de metadados).

No dbExpress, a interface responsável pela obtenção de metadados é a ISQLMetaData, declarada na unit DBXpress.pas

Para usar essa interface, devemos usar o método SetSchemaInfo de um DataSet do dbExpress.

Coloque SQLConnection no e configure uma conexão para o banco que se deseja recuperar os metadados...

coloque mais alguns componentes , e faça estas relacionamentos

Configure o relacionamento entre os componentes da seguinte forma:

object DBGrid1: TDBGrid DataSource = DataSource1 end object DBGrid2: TDBGrid DataSource = DataSource2 end object SQLQuery1: TSQLQuery SQLConnection = SQLConnection1 end object DataSetProvider1: TDataSetProvider DataSet = SQLQuery1 end object ClientDataSet1: TClientDataSet ProviderName = ´DataSetProvider1´ end object DataSource1: TDataSource DataSet = ClientDataSet1 end object SQLQuery2: TSQLQuery SQLConnection = SQLConnection1 end object DataSetProvider2: TDataSetProvider DataSet = SQLQuery2 end object ClientDataSet2: TClientDataSet ProviderName = ´DataSetProvider2´ end object DataSource2: TDataSource DataSet = ClientDataSet2 end

No evento OnCreate do formulário digite o seguinte:

procedure TForm1.FormCreate(Sender: TObject);
begin
  SQLQuery1.SetSchemaInfo(stTables,´´,´´);
  ClientDataSet1.Open;
end;

E no evento OnDateChange do DataSource1 digite o seguinte:

procedure TForm1.DataSource1DataChange(Sender: TObject; Field: TField);
var
  tb: string;
begin
  ClientDataSet2.Close;
  tb := ClientDataSet1.FieldByName(´TABLE_NAME´).AsString;
  SQLQuery2.SetSchemaInfo(stColumns,tb,´´);
  ClientDataSet2.Open;
end;

boa sorte..

Responder

Gostei + 0

18/08/2006

Mkoch

Obrigado pela dica, mas acho que é possível velas pelo IBExpert.
Deus existe sim.

Responder

Gostei + 0

18/08/2006

Marco Salles

Obrigado pela dica, mas acho que é possível velas pelo IBExpert.

Desculpe , eu entendi que voce queria listar os metadados , no delphi a partir das tabelas criadas no IbExpert

Olá galera alguém sabe como fazer para listar as tabelas ´internas´ do Firebird 1.5

relendo o seu tópico , voce se refere a tabelas internnas... O que seria estas Tabelas ????Seria as tabelas que vem junto com o Firebird na sua isntalação ????

Deus existe sim.

e esta no meio de nós

Responder

Gostei + 0

18/08/2006

Mkoch

Valeu era isso mesmo que eu queria. Obrigado a todos pela ajuda.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar