Fórum Listar Grid em Ordem Alfabética #231136

10/05/2004

0

Olá, estou fazendo um programinha que terá listas de grupos, subgrupos, revistas e etc.

O q eu gostaria de fazer é listar isso em Ordem Alfabética, e não em Ordem de Código, já q o mesmo é a chave primária.

Estou usando banco em Access e conexão Ado.. eu coloquei uma Query, ligada a tabela pra fazer isso, e o seguinte código:

Select * From Tabela Order By Nome

Ele até me lista em ordem alfabética, mas isso só ocorre quando o Form é ativado. Se eu apagar, incluir ou editar algum registro ele nao me atualiza a grid. E tb, usando a Table, quando eu clico no registro da grid, ele automaticamente vai pra DbEdit, para o caso de eu querer editar ou apagar. Com q query não, ele fica setado em um registro só no DbEdit e nao atualiza quando eu ´navego´ pela grid.

Alguém sabe o q pode estar erro?? :cry:

Allan Elias Ramos :cry:

Aersoftware

Aersoftware

Responder

10/05/2004

Fer_nanda

...Ele até me lista em ordem alfabética, mas isso só ocorre quando o Form é ativado. Se eu apagar, incluir ou editar algum registro ele nao me atualiza a grid....

é só vc executar novamente essa qry depois q fizer essas ações...incluir, editar, excluir... :wink:

Responder

Gostei + 0

10/05/2004

Aersoftware

E pra ele atualizar o DbEdit quando eu navego pelos registros, como acontece com a Table? :?

Allan Elias Ramos :?:

Responder

Gostei + 0

10/05/2004

Fer_nanda

pq estão com datasources diferentes... vc pode fazer a navegação dos registros usando a qry em vez do table. No caso vc terá q manipular os datasources dos dbedit´s ... eu sei q dah trabalho....mas é o q consigo vizualizar.

não trabalho com table..mas parece q dá pra vc criar um índice e ordenar por ele... dah ma pesquisada nisso.

Responder

Gostei + 0

10/05/2004

Aersoftware

Fernanda, com a tua ajuda consegui alguns avanços, em coisas básicas q nao tinha me dado conta, como o DataSource.. Estou ordenando agora só pelas Querys e DataSources.. consegui praticamente desativar as tables.. mas ainda resta umas dúvidas..

Quado eu ativo o formulário ele ja me aparece os grupos listados em ordem alfabética, e quando clico no registro ele me abre pra edição direitinho do DbEdit.. só q, quando eu salvo um novo registro, ele vai automaticamente pro último lugar na grid, e só aparace no lugar certo, quando eu rodo o programa novamente.. o mesmo acontece quando eu edito.. se eu tenho um grupo chamado Allan e edito pra Ollan, ele continua na primeira posição, ao inves de ir la pra baixo no lugar do O.. tem como consertar isso?? :?:

Allan Elias Ramos :?:

Responder

Gostei + 0

10/05/2004

Aersoftware

Olá.. só pra nao deixar seu uma resposta.. achei uma maneira de deixar como eu keria, é provisória e nao sei se tem como melhorar ela, mas de qualquer jeito, funcinou.. hehe.. é o seguinte..

criei um procedimento pra colocar no botao salvar, editar e apagar e muda o active da query pra false, depois muda novamente ele pra true e da um refresh na grid.. assim ele funciona direitinho.. :P

Allan Elias Ramos :P

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar