Fórum Listar tabelas utilizando ZeosLib ou MyDAC #254709

16/10/2004

0

Saudações,
estou tentando listar as tabelas de um banco MySql num listbox. Sei que a paleta DBExpress possui uma procedure GetTableName que faz isso. Gostaria de saber se as paletas ZeosLib e/ou MyDAC possuem esta procedure, caso positivo, como a utilizo? Estou tentando da seguinte forma:
DBConexao.GetTableNames(listTabelas.items,false);
Mas quando eu utilizo qualquer uma dessas paletas a procedure não funciona. alguém pode ajudar? Muito obrigado.

Elias Jr

Elias Jr

Responder

16/10/2004

Keitarosan

Faça via SQL, conecte no database e com uma Query: ´SHOW TABLES´ você retorna as tabelas daquele database :-)

se quiser listar os databases, faça: ´SHOW DATABASES´...
Adoro mySQL por causa disso, tudo que você quer, você retorna por SQL :lol:

Responder

Gostei + 0

18/10/2004

Elias Jr

Faça via SQL, conecte no database e com uma Query: ´SHOW TABLES´ você retorna as tabelas daquele database :-) se quiser listar os databases, faça: ´SHOW DATABASES´... Adoro mySQL por causa disso, tudo que você quer, você retorna por SQL :lol:

Olá amigo,
utilizando a sua dica da query, como faço pra listar as tabelas no ListBox? Mesmo com essa dica, vc sabe como listar utilizando a paleta MyDAC (já verifiquei que ela possui a função GetTableNames)? Muito obrigado.

Responder

Gostei + 0

18/10/2004

Keitarosan

Do jeito que eu te disse, você poderia usar um TMySQLQuery, daí você abria essa query aki: SHOW TABLES e depois fazia um loop lendo do registro 1 até o fim do recordset e joga tudo no ListBox :wink:

Mas dei uma olhada no TMySQLDatabase, e consegui usar a funcao GetTableNames, use-a assim:
mySQLDatabase1.GetTableNames(´´, ListBox1.Items)
ou
mySQLDatabase1.GetTableNames(´¬´, ListBox1.Items)

parece que o primeiro parametro é um tipo de filtro para o nome das tabelas, tipo assim:
mySQLDatabase1.GetTableNames(´¬filtro¬´, ListBox1.Items)

nessa linha acima, deve retornar todos os nomes de tabelas que tenham quaisquer chars a esquerda, no meio do nome tenha a palavra ´filtro´ e depois quaisquer chars a direita.... :roll:

Falows :D

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar