lock numa tabela interbase é possível?

05/04/2003

0

Meu sistema permite criar tabelas em tempo de execução (o usuário as cria).
Porém eu crio para cada tabela uma chave estrangeira fazendo referencia à uma tabela principal do programa.

Na hora de criar essa chave estrangeira o sistema me retorna um erro dizendo que a tabela principal está em uso. Isso ocorre porque essa tabela principal está aberta por outra instância do programa rodando em outro computador.

O que eu preciso fazer? Só poderei criar uma nova tabela se TODOS OS DEMAIS COMPUTADORE DA REDE não estiverem usando o programa? Ou tenho como dar um ´LOCK´ numa tabela?
Se eu tiver que alertar o usuário de que a tabela está em uso, tenho como verificar isso antecipadamente?


Valeu turma, fico no aguardo! Desde já eu agradeço.

Descolado


Anonymous

Anonymous

Responder

Posts

05/04/2003

Anonymous

>> O que eu preciso fazer?

De início... acho q deveria repensar seu projeto... modelagem relacional não prevê ou suporte este tipo de ação.

>> Só poderei criar uma nova tabela se TODOS OS DEMAIS
>> COMPUTADORE DA REDE não estiverem usando o programa?
>> Ou tenho como dar um ´LOCK´ numa tabela?

o ´LOCK´ é possível... más não é aconselhável... vc vai acabar entrando em um emaranhado de problemas se for por este caminho.


>> Se eu tiver que alertar o usuário de que a tabela está em uso,
>> tenho como verificar isso antecipadamente?

SIM, terá q tratar um erro gerado pelo banco


Abraço.


Responder

08/04/2003

Anonymous

>> O que eu preciso fazer?

De início... acho q deveria repensar seu projeto... modelagem relacional não prevê ou suporte este tipo de ação.

Oi ´Afaria´

Achei interessante o que comentou sobre ´repensar meu projeto´, mas não entendi necessariamente o que quis dizer. Se referiu à criação de uma chave estrangeira? Ou ao fato do usuário criar tabelas?

Poderia esclarecer, de repente posso efetuar alguma correção antes de tocar adiante o projeto.

Obrigado pela resposta, amigo.

Descolado


Responder

08/04/2003

Afarias

Oi... não sei o q seu sistema faz, más...

...sistemas C/S em geral não ´alteram´ a estrutura de dados!

criar tabelas, dropar tabelas, ... manipulação de objetos em geral do banco de dados não é algo normal no uso do sistema!

:)

Abraço


Responder

APRENDA A PROGRAMAR DO ZERO AO PROFISSIONAL

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar