Logica de Programação Laços de Repetições (PARA, ENQUANTO, FACA-ENQUANTO)

05/10/2020

0

Fala galera blz? faz pouco tempo que comecei a estudar logica de programação estou me esforçando muito para aprender e estou curtindo mt
mas tem hr que da uns bug na mente.....
gostaria de qual a diferença entre os laços PARA, ENQUANTO, FACA-ENQUANTO e quando usar corretamente cada um deles
desde ja obrigado e peço desculpas por ser leigo no assunto.
Jhonathan Tanada

Jhonathan Tanada

Responder

Post mais votado

06/10/2020

Boa tarde Jhonathan.
Parabéns pela iniciativa.
Aprender a programar é muito bom.
Fora que é um excelente exercício para o cérebro.

Vamos a reposta.
Praticamente todos eles fazem a mesma coisa.
Servem para executar um ou mais comandos uma quantidade x de vezes.

O que muda entre eles, é quando usar um ou outro.
O PARA (FOR) eu uso quando eu sei quantas vezes o meu código deve executar.
O exemplo mais claro é um programa que gera uma tabuada, por exemplo, a tabuada do cinco (5), de 1 a 10.
Sei que meu programa precisa rodar 10x.
Com essa informação, uso o PARA (FOR)

No caso do ENQUANTO (WHILE) e FAÇA-ENQUANTO (DO...WHILE), eles tem o mesmo principio.
Executar um ou mais códigos ENQUANTO uma determinada condição for verdadeira (ou falsa).
Um exemplo, pense num programa onde o usuário precisa adivinhar um numero aleatório entre 1 e 10.
Sendo que o programa só encerra se o usuário acertar o número.
Ou seja, o programa vai rodar ENQUANTO o usuário não acertar o numero.

Usar o ENQUANTO (WHILE) e o FAÇA-ENQUANTO (DO-WHILE) tem a ver com uma questão lógica.
Se usar o FAÇA-ENQUANTO, eu primeiro vou fazer a pergunta para o usuário, sobre o número que ele acha que é o correto, e depois vou verificar se ele acertou.

Se usar o ENQUANTO, primeiro eu vou verificar se o usuário acertou (sendo que nem digitou...rs), e depois vou perguntar qual o número que ele acha o correto. (Sei que parece idiota, mas seria exatamente isso que o programa faria)

Lembrando, é apenas um exemplo para explicar a diferença. Não vou entrar no mérito de inicializar a variável com um valor x, etc...

Espero ter conseguido ser claro.

Grande abraço

Luiz Santos

Luiz Santos
Responder

Mais Posts

06/10/2020

Jhonathan Tanada

Muito Obrigado!!!! Luiz Santos
me ajudou bastante a entender como os laços de repetições
acredito que com o passar do tempo as coisas vão ficando mais claras mas ja entendi bastante agr é só treinar

Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar