Lookup com query...

18/12/2003

0

Olá...

Estou com um pequeno probleminha, estou utilizando em minha aplicação TQuery´s para acessar a base... tenho uma tabela cliente e uma tabela pedido, na tabela de pedido eu gravo apenas o código do cliente, o problema é que quando preciso mostrar os pedidos num dbgrid, eu só visualizo o código do cliente, eu queria vizualizar o nome... com Ttable daria para utilizar campo lookup, mas com query!!! será que existe um comando sql para fazer isso???

desde já muito obrigado...


balceiro


Balceiro

Balceiro

Responder

Posts

18/12/2003

Paulo Trajano

Pode ser assim:

´select Pedidos.*, Clientes.Codigo, Nome from Pedidos, Clientes where (condições...) and Pedidos.CodCliente = Clientes.Codigo´

Irá aparecer o Nome do Cliente onde o código seja igual ao código do registro setado em Pedidos.

Para evitar isso eu tb faço diferente. Usando como ex. as suas tabelas:
Na tabela de pedidos eu adiciono um campo chamado MostraNomeCliente por exemplo. Cada vez q eu insiro um registro em pedidos eu digo, antes de salvar, que ´PedidosMOSTRANOMECLIENTE.Value:=<Componente em que aparece o nome>.Text´. Só vai adicionar um campo a + no registro, porém ajuda muito em relatórios QR.

Espero ter ajudado


Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar