Mais uma de forms com campos dinamicos

10/03/2006

0

Pessoal, venho procurando aqui no forum a alguns dias, tópicos sobre o assunto de forms criados dinamicamente, e vi que apesar de uma grande quantidade de dúvidas, existem poucas respostas funcionais, e acredito que todos devam ter passado por este problema alguma vez, então, segue o meu problema:

Tenho uma tabela Planos (de saúde) que é relacionada com uma tabela PlanoCampos que guarda os campos que um determinado plano, de um determinado convenio. Cada campo pode ser: Texto, Data, Inteiro, Numerico, sendo Mandatorio ou Opcional.

O cadastro, em banco de dados, foi bastante simples, para montar os campos em tela, criei um componente herdado de TScollBox que cria os varios edits, respectivas labels e define mascara de acordo com o tipo de campo.

Meu problema está sendo validar e salvar estes dados, que precisam ficar dentro de um campo BLOB. Tentei com XML, mas na hora de varrer toda a tabela para gerar um faturamento mensal, a interpretação do XML ficou muito lenta, caindo de 4.000 pacientes/seg para 600 pacientes/seg.

Alguem conhece alguma outra forma de salvar estes dados? ou tem alguma idéia melhor de como solucionar o mesmo problema?

Obrigado.


Thiago Vidal

Thiago Vidal

Responder

Posts

10/03/2006

Aasn

Olá Thiago,

Você mesmo já tem a resposta!

Salve as informações não por registros, mas por tipo de campo.
Crie uma tabela para os campos numéricos outra para os caracter, data e texto.
Ao gravar os dados vc percorre os componentes do form e de acordo com seus tipos grava nas respectivas tabelas. Todos indexados por um número de identificação único para cada operação.

a estrutura da tabela ficaria mais ou menos assim:

ID - ID_FORM - NOME_CAMPO - VALOR

e quando precisar reunir as informações, dê um select por ID + ID_FORM nas dirferentes tabelas (as quais vc criou para armazenar os valores dos campos).

Eu utilizo este recurso em um software meu e vc não imagina o ganho de produtividade e de ´possibilidades´.

Espero ter ajudado,

[]´s
AASN


Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar