Melhor Forma de Desenvolver uma Agenda de horários.

18/02/2010

0

Amigos, boa noite.. como tenho certeza que vcs. são programadores mais Experientes,  gostaria de algumas dicas de como seria a forma mais correta de e se implementar um módulo de agenda de horários no meu sistema. Pensei em adotar duas tabelas para esse módulo, uma para gravar a datas e outra filha com os horários.  Qual a forma que vcs. utilizam e que resolve os seus problemas direitinho?  Qual a estrutura das tabelas.   Obrigado desde já..   ps. É interessante usar campo data como chave primária?
Antonio Neto

Antonio Neto

Responder

Posts

19/02/2010

Marcos Silva

  Porque você simplesmente não cria uma tabela mais ou menos assim:

TABELA
------------------------
ID - Integer - Not Null - PK
Data - Date - Not Null
Hora - Time - Not Null
Duracao - Integer - Not Null
Evento - Text (Memo) - Not Null
Prioridade - Integer - Null
Cancelado - Boolean - Default False

Além disso, você deve criar uma chave única composta dos campos Data, Hora e Cancelado.
O campo cancelado serviria para que você não perdesse o histórico do que foi anotado, e ainda assim, pudesse adicionar um outro evento, no lugar de um evento cancelado. Como teria uma chave única, impediria que 2 eventos fossem marcados no mesmo horário, num mesmo dia.
O campo Prioridade serviria para destacar (ou até mesmo enfatizar através de avisos) eventos mais importantes. E o campo duração (em minutos), serviria para que você impedisse o usuário de marcar outro evento antes que algum dos já existentes tivesse acabado, ou marcar um evento muito longo, para um dia em que o usuário não disponha de tanto tempo.
Responder

23/02/2010

Thiago Pedro

Eu assumiria um pouco das dicas do amigo abaixo.
Alteraria e acrescentaria umas outras, tipo:

- Ao invés de vocês ter um campo "cancelado" no BD, você teria um campo chamado "Status", que você poderia aproveitar um pouco mais, com os itens "cancelado", "transferido", "confirmado", "ativo", "suspenso";
- Aproveitando a dica acima, implemente uma função para que se possa fazer transferência de horários com agilidade. Isso fará muito bem ao sistema, visto que nada será preenchido novamente, somente a alteração da data e horário que estão disponíveis!
- No resto é só você implementando de acordo com as idéias que forem surgindo e principalmente com a sugestão de quem fará o uso do mesmo!
Responder

28/07/2010

Thiago Pedro

Agora, tá faltando o amigo colocar o status do Post como "Concluído" !
Responder

06/08/2010

Carlos Mazzi

Ok, fechando chamado, vlw...
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar