GARANTIR DESCONTO

Fórum Melhor forma de Fazer o Backup #50165

30/03/2005

0

Olá, tenho um banco que acesso num sistema feito em delphi, pela internet, e estou usando o componente do Delphi para Backup do banco, porem [b:b0dcce297b]ele demora muito, muito mesmo[/b:b0dcce297b], queria saber se isso é normal, e se tem alguma coisa que posso fazer para que esse backup não demore tanto..

Estive pensando em extratir os MetaDados, do banco inteiro... vale a pena? o risco que corro é normal?

desde ja agradeco

[]s

Titanius

Titanius

Responder

30/03/2005

Gandalf.nho

Qual o tamanho do banco de dados?

Responder

Gostei + 0

30/03/2005

Maicongabriel

A ´demora´ será aceitavel, caso realizando o backup com o GBAK, a ´demora´ seja a mesma ou semelhante!
Outro detalhe importante, é que se você esta fazendo isso trafagando pela internet, isso tende a ser lento mesmo (mesmo que com uma conexão banda larga), pois é muito diferente do que executar esta tarefa em uma rede local...
Extrair os MetaDados exatamente para o que? Como forma de Backup?
Lembre-se, que campos BLOB não podem ser ´inseridos´ com simples Scripts SQL...

Responder

Gostei + 0

30/03/2005

Titanius

é, o metadado serie para isso mesmo, como backup.. mas sem o blob fica complicado... terei que deixar normal mesmo... pelo backup do ibexpress... :(

[]s

Responder

Gostei + 0

30/03/2005

Gandalf.nho

Uma sugestão que já vi seria fazer uma cópia física do banco e depois fazer o backup em cima da cópia. O porém dessa técnica é que não poderia ter nenhum usuário conectado ao banco de dados.

Responder

Gostei + 0

30/03/2005

Afarias

|O porém dessa técnica é que não poderia ter nenhum usuário conectado
|ao banco de dados.

vou mais além, dependendo da intensidade de uso e do servidor, 100¬ seguro apenas derubando o serviço do IB/FB antes da cópia.

:) -- eu sei, isso é extremo -- mas é 100¬ e não 99.9 ;)

T+

Responder

Gostei + 0

30/03/2005

Vinicius2k

vou mais além, dependendo da intensidade de uso e do servidor, 100¬ seguro apenas derubando o serviço do IB/FB antes da cópia. :) -- eu sei, isso é extremo -- mas é 100¬ e não 99.9 ;)

Nem tão extremo :roll:

Eu mesmo já corrompi um banco com isso... O servidor onde o FB roda no cliente era servidor de metaframe também...
Não havia nenhum usuário na rede local usando a aplicação, mas haviam umas 15 sessões de terminal ´penduradas´ usando outras aplicações... não parei o serviço por achar desnecessário e o resultado: copia daqui, volta cópia dalí e eu mesmo corrompi a base... a ´sorte´ é que antes de começar qualquer coisa eu já havia efetuado o back-up da forma correta usando o GBAK...

Acho que fui premiado com o 0,1¬ :D

T+

Responder

Gostei + 0

30/03/2005

Afarias

Acho que fui premiado com o 0,1¬ :D T+

hahahahahahahaha :lol: cara de sorte! ;)

T+

Responder

Gostei + 0

30/03/2005

Vinicius2k

hahahahahahahaha :lol: cara de sorte! ;)

hehe... pra vc ver... um dia desses ainda ganho na mega :roll:

Só não consegui descobrir se o erro ocorreu por causa de grande volume de acesso ao disco ou se foi por falta de memória em virtude das sessões de terminal... vc sabe?

Outra coisa... só por curiosidade : quando a base se corrompe por causa de ´simples cópia´, quem corrompe? a base original ou a cópia?
Já não me lembro mais qual das duas teve o problema que me fez voltar o backup ´correto´ e começar a atualização novamente...

T+

Responder

Gostei + 0

30/03/2005

Afarias

|hehe... pra vc ver... um dia desses ainda ganho na mega

era o q eu estava pensando :D:D:D

|Só não consegui descobrir se o erro ocorreu por causa de grande
|volume de acesso ao disco ou se foi por falta de memória em virtude
|das sessões de terminal... vc sabe?

de que erro vc está falando? e em q condições?

|Outra coisa... só por curiosidade : quando a base se corrompe por causa
|de ´simples cópia´, quem corrompe? a base original ou a cópia?

muitas vezes ambas!

T+

Responder

Gostei + 0

30/03/2005

Vinicius2k

de que erro vc está falando? e em q condições?

Estou falando da corrupção da base... o erro no banco em virtude da corrupção eu não me recordo... deixe eu me expressar melhor :

A corrupção causada pela simples cópia, mesmo sem nenhum usuário ´pendurado´ no banco, está mais ligada ao volume de dados sendo trabalhado nos discos ou a memória disponível na máquina ?

Será que existe uma resposta para isso? :roll:
É que eu tenho certeza que a máquina estava só com 200MB livre (de 1,5 GB) principalmente por causa das sessões no metaframe, mas não sei se estas sessões estavam trabalhando muito nos discos...

É só curiosidade mesmo...

T+

Responder

Gostei + 0

31/03/2005

Afarias

|A corrupção causada pela simples cópia, mesmo sem nenhum
|usuário ´pendurado´ no banco, está mais ligada ao volume de dados
|sendo trabalhado nos discos ou a memória disponível na máquina ?

Está ligada ao buffer do SO q controla a escrita ´física´ no disco. Esta ocorrência de corrupção só deve aparecer quando se usa o banco em modo Assíncrono (forced writes desligado)

Mesmo com todos os usuários desconectados, não indica q o SO tenha resolvido gravar este buffer -- isso é escolha dele e não há momento certo (a não ser quando vc derruba o processo -- IB SERVER -- claro)

Quando se usa o banco em forced writes, quando não há usuários usando a base (nenhum sistema ou processo) então é seguro copiar a base (desde que tb ninguem conecte durante a cópia! :))

Fora isso, acredito q apenas problemas no disco (ou falhas no SO) poderiam causar uma corrupção -- mas ai é o ´último caso´.

T+

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar