Melhores Praticas quando estivermos desenvolvendo uma Aplicação I (Diretorio Padrao e Banco de Dados)

21/02/2013

0

Bom Dia,

Primeira queria agradecer a todos que ajudaram com a solução de algumas duvidas.

Pois bem. Ontem Finalizei uma pequena aplicação para um cliente, que será usada por um breve período, pois estarei desenvolvendo uma aplicação final dele.

Mas, me deparei com algumas questões.

1 - Qual a melhor pratica em se trabalhar com caminho de diretorio ao desenvolver uma aplicação?

Cito, caminho de imagens, instalação da aplicação no cliente,etc. Por estou ciente que nem sempre o cliente vai instalar a aplicação no mesmo diretorio ao qual configuramos. Por Exemplo, tenho uma Unidade no Notebook (D:\), que é exclusiva para desenvolvimento de uma forma geral e desenvolvimento publicitario. Desenvolvi a aplicação na unidade D:, todos os caminhos para imagens e entre outros estava configurados no D:\aplicação\nome_da_aplicação\imagens, por exemplo. Quando fui instalar no cliente, tive problemas com isso, precisei fazer ajuste na aplicação antes de instalar.

Qual a melhor forma para contornar isso quando estiver desenvolvendo novas aplicações? (Busco indicações de artigos ou outros para orientações sobre o assunto, por encontrei vagamente sobre o mesmo. O que busco é praticas que afete toda a aplicação).

2 - Como lidar quando voce usar um banco de dados e o mesmo ja esta instalado no computador sendo usado em outras aplicações?

Cito, outro barreira encontrada. Usei o banco de dados Firebird para desenvolver. Quando fui instalar a aplicação o mesmo ja estava instalado e sendo usado por outro sistema. As dificuldades que encontrei foi que ao rodar a aplicação deu um erro pois a senha do meu firebird não é a padrao, pois mudei, e as instalada era outra que no caso a padrao, para minha felicidade no momento.

Questionamento: Como resolver situações como essa quando for desenvolver? Pois tambem sei, que esta situação nao foi a primeira e nem será a ultima que encontrarei. Fica a interrogação em como proceder, pois cito como exemplo pratico uma situação comigo na semana passada, pois tenho como disse o firebird instalado no meu notebook, com a senha diferente do padrao (masterkey), por questao de segurança, claro! e instalei uma aplicação no meu notebook, que usa firebird como banco. Instalei e estou usando sem problemas, mesmo com a senha diferente.

Como contornar isso tambem?

Obrigado.
Flavio Silva

Flavio Silva

Responder

Posts

21/02/2013

Rafael Cunha

1 - Qual a melhor pratica em se trabalhar com caminho de diretório ao desenvolver uma aplicação?


Você pode criar uma pasta na raiz da instalação do seu programa e para carregar a imagem você utilizaria a seguinte maneira.

image := ExtractFilePath(Application.ExeName) + 'img\' + 'teste.jpg';


2 - Como lidar quando voce usar um banco de dados e o mesmo ja esta instalado no computador sendo usado em outras aplicações?


A melhor opção ai e criar um Wizard para realizar as configurações de acesso ao banco de dados, armazenando as informações sobre a conexão em um arquivo ou no registro do windows.
Responder

21/02/2013

Flavio Silva

Rafael Muito obrigado pela Dica.

Responder

21/02/2013

Lorival Filho

legal do diretório e ser um parâmetro no sistema, assim você pode colocar o endereço na rede e se precisar atualizar, atualiza em apenas 1 lugar.

abs
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar