Melhoria de Desempenho Banco Firebird 3.0

27/03/2019

0

Olá amigos;
Gostaria de um feedback sobre o que posso melhorar nas configurações do Firebird.conf da versão 3.0.
Hoje no .conf o que apenas mudo é CpuAffinityMask = 4 (dependendo da quantidade de núcleo).
Eu sei que além dessa tenho como alterar a opção de TempDirectories em caso de SSD no servidor podendo direcionar, mas sobre TempBlockSize e TempCacheLimit não entendi como alterar.
Em relação a infla no servidor sempre habilito para utilizar todos os núcleos e quando possui mais portas de rede, faço agrupamento das placas de rede.
Caso tenham mais algum detalhe agradeço ...
Menguelly Costa

Menguelly Costa

Responder

Post mais votado

27/03/2019

Olá Menguely

O TempBlockSize é a memória reservada para rotinas internas (como order by) e dados em DataSet e você pode colocar em bytes ou em megabytes com o M no final: 2M.
OBS: Existe um conselho pra não colocar mais de 16M, mas não sei o porque deste conselho. Foi dado numa palestra sobre firebird.



Já o TempCacheLimit indica o quanto de memória temporária pode ser reservado da memória RAM, e você pode também colocar com a terminação em MB exe: 64M


Porém, tenho visto na comunidade comentários de que estas duas opções não fazem sentido mexer se o firebird instalado não for o SuperClassic.

Depois destas configurações, vale lembrar que isto não é definitivo. A performance do banco de Dados também dependerá de você fazer um bom projeto de banco de Dados, analisando os índices necessários, e fazendo a otimização e recalculando a seletividade dos índices de tempo em tempo.

Algumas vezes um backup/restore se torna fundamental para reconstrução dos índices que são responsáveis por grande parte da performance do banco durante as consultas.

Espero ter ajudado.
um forte abraço e fique com Deus.

Hélio Devmedia

Hélio Devmedia
Responder

Mais Posts

27/03/2019

Menguelly Costa

Boa tarde Hélio;

Sim ajudou bastante, em relação a estrutura da aplicação não faço parte, sou apenas suporte/analista do sistema.
Mas sempre procuro ver melhores opções e também o backup/Restore.


Obrigado pelo feedback.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar