Memória

13/10/2003

0

Pessoal,
Tenho interesse em aprender C/C++ tanto para Windows quanto para o Linux. Mas tenho uma dúvida que sempre tive em relação ao C/C++:Gerenciamento de Memória.
Ouvi falar que o C/C++ você tem que gerenciar a memória. Isto é aplicado a tudo ? Isto é, se eu desenvolver um sistema comercial ( banco de dados, relatórios ), tenho de ficar ´vigiando´ a memória ?
Desculpe se a pergunta é estranha, mas é que nunca achei um tutorial básico que explique de forma clara sobre este assunto.
Agradeço a paciência !


Renmacpin

Renmacpin

Responder

Posts

13/10/2003

Xco

Não exatamente.
Em C/C++, o que vc pode fazer (assim como em pascal), é alocar dinamicamente memória para variáveis. Você pode, por exemplo, criar vetores e matrizes de tamanho variável, pois o tamanho deles varia de acordo com a memória que vc aloca.
Só que, toda memória que vc alocar e acabar de usar, tem que desalocar, isto é, dizer ao sistema operacional que não precisa mais daquele trecho de memoria, e que o SO pode ´dá-lo´ a outro programa.

Basicamente é isso.
Procure por malloc e free..são as funções normalmente usadas pra isso.
Qualquer dúvida é só postar.


Responder

14/10/2003

Renmacpin

Obrigado pela atenção e pela ajuda !


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar