Menu popup do Windows Explorer

20/03/2008

0

Ola
Estou desenvolvendo uma aplicação que irá gerencias arquivos gravados no computador. Gostaria que essa aplicação ficasse visível no Windows Explorer para que ao clicar com o botão direito do mouse sobre o nome do arquivo, aparecesse além das opções do Windows, também as opções da minha aplicação.
Por exemplo, quando instalamos o WinZip, lá nos arquivos do Windows Explorer, automaticamente aparecem as opções de compactar e descompactar arquivos.

Desde já agradeço.


Edumrp

Edumrp

Responder

Posts

20/03/2008

Hugoestevam

Bom dia,

Vou citar duas maneiras de se fazer isso.
A primeira consiste na mundança do registro do windows, pode ser feita manualmente ou automatizada pelo instalador do seu programa.

Crie um arquivo com o nome ´ChangeMenu.reg´ e adicione nele as seguintes linhas:
Windows Registry Editor Version 5.00

[HKEY_CLASSES_ROOT\*\shell]
@=""

[HKEY_CLASSES_ROOT\*\shell\notepad]
@="* Notepad"

[HKEY_CLASSES_ROOT\*\shell\notepad\command]
@="notepad.exe \"¬l\""

Salve o arquivo e execute ele. Com isso será criado no registro os valores referentes ao MenuPopup no Windows Explorer

A segunda maneira pode ser feita programaticamente com C, para ver como faz, acesse o link abaixo:
[url]http://www.theserverside.net/tt/articles/showarticle.tss?id=ShellExtensions[/url]

Espero que ajude, até mais


Responder

20/03/2008

Edumrp

Obrigado pela dica, mas fui executar o arquivo e aparece o seguinte erro:
O arquivo especificao não é um script do Registro. Você só pode importar somente arquivos do Registro.

obs: Editei o arquivo no Notepad.


Responder

20/03/2008

Hugoestevam

Boa Tarde,

Tente inserir manualmente no registro através do ´regedit´ as chaves:

Chave: ´HKEY_CLASSES_ROOT\*\shell´
Valor Default: ´´

Chave: ´HKEY_CLASSES_ROOT\*\shell\notepad´
Valor Default: ´* Notepad´

Chave: ´HKEY_CLASSES_ROOT\*\shell\notepad\command´
Valor Default: ´notepad.exe ¬l´

Acredito que de certo!


Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar