Mercado de Banco de Dados

01/03/2015

0

Sobre o mercado de banco de dados, é promissor? quais as sub-areas que existem para profissionais de banco de dados desconsiderando as tecnologias.
Flaviano Martins

Flaviano Martins

Responder

Posts

02/03/2015

Randrade

Eu pessoalmente tive o prazer de trabalhar com alguns DBA's no decorrer de minha carreira, e darei uma opinião pessoal sobre o assunto.

Toda empresa, seja de desenvolvimento ou infraestrutura possui um profissional DBA para administrar seus servidores.
A média salarial para esta profissão não é ruim, porém você precisará ter conhecimentos e algumas certificações ou características que lhe destaque e mostre que é um bom profissional.

Além de trabalhar em uma empresa, fixo, o profissional DBA pode conseguir um\ fonte externa de renda, prestando consultorias para terceiros, migrando banco de dados, dentre outras coisas.

Mas, fora tudo isso, aconselho seguir este caminho se possui "afinidade" com DB, pois algumas certificações exigem que você estude muito sobre o assunto, e esta é uma profissão que você não pode "empurrar com a barriga", pois qualquer erro poderia deixar uma empresa em sérios problemas.

Se você acha interessante e pretende se dedicar, esta é uma excelente área de trabalho, que traz resultados, tanto como profissionais quanto financeiros.
Responder

02/03/2015

Roniere Almeida

É um mercado realmente que terá retorno profissional e financeiro como Randrade descreveu, mas requer bastante dedicação.

As funções são das mais variadas: desenvolvedor de banco, DBA, projetista, não sei de a area de B.I está interligada mas é um bom caminho tambem.
Responder

02/03/2015

Marisiana Battistella

A área de Inteligência de Negócios trabalha diretamente com análise de dados. Então, além dos DBAs, existem os analistas de dados, os desenvolvedores ETL, ...
Responder

02/03/2015

Flaviano Martins

Boa tarde a todos, queria dar uma sequencia ao post mas não deu, agradeço ao Randrade, Roniere e Marisiana. mas vamos lá por que tenho mais algumas duvidas.

Randrade, você escreveu em que é necessario se dedicar bastante aos estudos da tecnologia, aonde posso encontrar aonde fazer um curso que seja reconhecido, em que eu pelo menos tenho uma chance de arrumar algum estagio para colocar em pratica o que aprendi?

Roniere e Marisiana, essas areas servem para todos os bancos do mercado?
Responder

02/03/2015

Roniere Almeida

Sim, cada area citada não é presa a tecnologias e principalmente ferramentas.
Responder

02/03/2015

Marisiana Battistella

O que eu e o Roniere citamos, são funções que existem no mercado de trabalho nas quais as principais atividades desempenhadas utiliza-se banco de dados.
Sobre qual banco de dados ou tecnologia que se utiliza, isso depende da empresa que está contratando e para qual finalidade ela está contratando...
Responder

02/03/2015

Flaviano Martins

Perfeitamente esclarecedor, vamos aguardar o Randrade responder, mas puderem, por favor, eu agradeceria.

Obrigado Marisiana e Roniere.
Responder

02/03/2015

Marisiana Battistella

Você já possui conhecimentos na área de TI?
Teu objetivo é trabalhar com banco de dados?
Responder

02/03/2015

Flaviano Martins

O basico mesmo, um pouco de muitos assuntos, sim tenho interesse em banco de dados, mas pra mim ainda é algo se descobrir mais.
Responder

03/03/2015

Marisiana Battistella

Você pode começar a estudar a linguagem de um banco de dados em específico para ir aprendendo e praticando.
Por exemplo:
- Se você pretende trabalhar com Oracle, estude PL/SQL,
- Se pretende trabalhar com SQLServer, estude T-SQL
- Se pretende trabalhar com PostgreSQL estude SQL e PL/pgSQL

Independente de qual banco escolher, aprenda a interpretar um modelo relacional de dados.
Responder

03/03/2015

Flaviano Martins

Interpretar o modelo relacional de dados está totalmente ligado as modelagens não é?
Responder

03/03/2015

Roniere Almeida

Perfeitamente esclarecedor, vamos aguardar o Randrade responder, mas puderem, por favor, eu agradeceria.

Obrigado Marisiana e Roniere.


De nada Flaviano, escolha o banco e comece a estudar, a linguagem em si muda pouco(comandos comuns) alguns outros são adicionados, isso aprende com o tempo.
Responder

04/03/2015

Marisiana Battistella

Interpretar o modelo relacional de dados está totalmente ligado as modelagens não é?

Isso. É preciso entender a ligação entre as tabelas, saber selecionar os dados realizando os JOINs corretos entre as tabelas, etc..
Responder

04/03/2015

Flaviano Martins

Interpretar o modelo relacional de dados está totalmente ligado as modelagens não é?

Isso. É preciso entender a ligação entre as tabelas, saber selecionar os dados realizando os JOINs corretos entre as tabelas, etc..


Essa parte dos selects tenho que estudar mais.
Responder

04/03/2015

Marisiana Battistella

Quando você começar a estudar a linguagem vai aprender...
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar