Fórum Migração de Delphi 7 para Java #588769
13/11/2017
0
Seguinte a empresa que eu trabalho está querendo migrar de sistema. A empresa gerencia um software para controle de estoque escrito em Delphi 7, eles estão se sentindo parados no tempo e querem migrar pra Java pois abre possibilidades novas.
Gostaria de saber se alguém já passou por esse processo e pode me dar algumas dicas, por onde começar, qual o melhor caminho?
Já solicitei a documentação atualizada do software, queria evitar usar softwares para migração, o ideal seria começar a programar do zero seguindo a documentação?
Rafael Victor
Curtir tópico
+ 0Post mais votado
13/11/2017
Então você pode começar com os programas que tem poucas ou nenhuma ligação com sistema, aqueles programas que não precisam de outros para rodarem, depois os programas cadastrais e de manutenção de parâmetros e assim até chegar nos programas que realmente fazem as coisas acontecerem (programas que é a base de todo o conjunto de sistemas o que fazem os cálculos ).
Como sugestão crie um projeto, Migração de Delphi para Java, utilize-se dos métodos de projetos, e coloque tudo isto, os stackes que irão dar sustentação ao projeto, custo, e tudo mais que engloba, utilize-se também de técnicas Agil para favorecer a construção ou reconstrução.
Mesmo assim, não será a mesma equipe que conseguirá dar sustentação e ainda toque um novo projeto para a migração.
Tudo que estou falando vai ter que ser escrito e revisto, por analistas, programadores e também testadores, já que você terá uma nova forma de trabalho.
Alterar não vai ser uma tarefa do dia para noite, porém há vantagens em realizar esta migração a experiencia irá ser agregada a equipe.
Utilizar ferramenta que faz esta migração pode até ser mas mudar um conceito para outro..... a história pode ser um pouco mais trabalhosa.
Aprender, fazer e evoluir, nem sempre estão nesta ordem.
Espero ter ajudado.
Luiz Vichiatto
Gostei + 1
Mais Posts
13/11/2017
Rafael Victor
Gostei + 1
15/11/2017
Luiz Vichiatto
Existem ferramentas (nem sempre eletronicas) para extrair tais informações.
A formação da equipe é muito importante para que o projeto ande, principalmente se o PO faz por onde, definição de metas a curto prazo, também e assim por diante.
Somente de falar é muto complicado, mas eu sempre uso de uma estimativa assim, quanto tempo é necessário par que você converta um cliente, é necessário customizar, esta soma te dará um caminho, mesmo que o cliente venha do 'zero' sempre existirá alguma situação que exigirá um profissional para atuar.
Muita coisa podem ocorrer neste meio, por isso que adotar uma nova cultura é uma boa hora, caso não tenha, veja o manifesto AGIL, pode agregar mais valor ao projeto.
Um profissional da área de projetos é uma boa pedida, procure o SEBRAE (se for o caso) ou até mesmo profissionais próximos a você que tem o perfil para auxiliar na tarefa e que já tem no currículo Gerencia de Projeto ou tenha trabalhado diretamente com projeto.
Espero ter contribuído.
Abraços e sucesso!
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)