Fórum Migração Interbase - Firebird #258868
18/11/2004
0
Uso minha aplicação feita em Delphi com o interbase 6 e acesso o banco com os componentes ib do delphi. Como o interbase free ´parou´ nessa versão 6, estou pensando em migrar para o firebird, mas tenho algumas duvidas.
1 - Se eu utilizar o firebird eu vou precisar mudar alguma coisa na minha aplicação ou o componente ib serbe tambem para o firebird?
2 - Qual a versão mais ´madura´ e apropriada para usar do firebird?
3 - Será que estarei fazendo mesmo o certo querendo mudar?
4 - O firebird vai reconhecer meu banco gdb do interbase ou vou ter que criar tudo de novo?
Agradeço desde já
Atenciosamente
Tcarvalho
Curtir tópico
+ 0Posts
18/11/2004
Vinicius2k
Até o momento, nada. Mas, o IBX (paleta Interbase) não garante compatibilidade com versões mais novas do Firebird. Esta garantia nunca existiu, mas até a versão atual a compatibilidade ainda é de 100¬.
A mais amplamente testada é a 1.0.3, mas a 1.5.1 já é madura o suficiente para ser colocada em produção, sem nenhum risco.
Se vc pretende seguir com um SGDB Free, sim... sem dúvida.
Não há dificuldade nisso. Faça um backup do seu banco no IB, desinstale-o (remova manualmente a GDS32.DLL), instale o Firebird e restaure o backup do banco no Firebird. Aproveite a migração para alterar a extensão dos arquivos do Banco de Dados para .FDB, não é obrigatório, mas lhe evitará problemas de lentidão nos Windows ME, XP e 2003 com a ferramenta ´System Restore´ ativada.
Um detalhe : não acompanha o Firebird nenhuma ferramenta de administração GUI, apenas console, e o IBConsole não funciona com a versão 1.5.x, portanto vc precisará de uma ferramenta de 3ºs para trabalhar com interface gráfica. Eu sugiro o IBExpert ( www.ibexpert.com ) -- a edição ´Personal´ é free, sem nenhuma limitação quanto a distribuição e uso, só não conta com todos os recursos da edição Full.
Espero ter ajudado.
T+
Gostei + 0
18/11/2004
Fsflorencio
Até agora o componente ibx está compatível, vamos ver daqui pra frente.
2 - Qual a versão mais ´madura´ e apropriada para usar do firebird?
A versão 1.5 é a última e está muito boa.
3 - Será que estarei fazendo mesmo o certo querendo mudar?
Sim, a maioria dos bugs foram corrigidos, além de corromper menos o banco.
4 - O firebird vai reconhecer meu banco gdb do interbase ou vou ter que criar tudo de novo?
Você pode fazer um backup com o gbak e restaurar. Use o gbak do firebird.
Gostei + 0
18/11/2004
Vinicius2k
A DLL cliente do Firebird 1.5.x mudou de nome: antes GDS32.DLL, agora FBCLIENT.DLL.
Obrigatoriamente a GDS32.DLL precisa existir para trabalhar com o IBX, então é necessária um simples cópia da FBCLIENT.DLL com o nome de GDS32.DLL para compatibilidade.
O Setup do Firebird 1.5.x, lhe sugere esta cópia ao seu final, basta, marcar a caixa de seleção.
Se seu IBX não estiver atualizado, vale a pena atualizar. Pesquise pela versão mais recente, de acordo com a versão do seu Delphi : http://codecentral.borland.com/codecentral/ccweb.exe/author?authorid=102
T+
Gostei + 0
18/11/2004
Tcarvalho
Me diz uma coisa Vinicius, eu utilizo o Delphi 7 como eu disse o componente ibx, mas nao sei como faço pra atualizar a versao do ibx e nem como saber qual versao eu utilizo. Vc poderia me ajudar??E mais uma coisa...Pode ter o interbase instalado junto com o firebird??Estou perguntando pois nao sei se vou poder desisntalar o interbase do meu cliente pois acho que ele usa outras aplicações que acessam o interbase. Como agir nesse caso?
Gostei + 0
18/11/2004
Vinicius2k
Sobre manter o Interbase e o Firebird juntos, já vi comentários de que é possível, bastando para isso alterar o firebird.conf (não sei exatamente onde), mas, honestamente, nunca fiz isto e não posso garantir que seja possível...
Isto pode ser um problema grande, já que vc usando o IBX, terá que substituir a GDS32.DLL utilizada atualmente pelo Interbase em outras aplicações... Vou pesquisar sobre este assunto, se eu encontrar algum material sobre a convivência do IB e FB no mesmo servidor, postarei a referencia para vc...
T+
Gostei + 0
18/11/2004
Tcarvalho
Atenciosamente
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)