GARANTIR DESCONTO

Fórum Migração Interbase - Firebird #258868

18/11/2004

0

Bom dia!
Uso minha aplicação feita em Delphi com o interbase 6 e acesso o banco com os componentes ib do delphi. Como o interbase free ´parou´ nessa versão 6, estou pensando em migrar para o firebird, mas tenho algumas duvidas.

1 - Se eu utilizar o firebird eu vou precisar mudar alguma coisa na minha aplicação ou o componente ib serbe tambem para o firebird?
2 - Qual a versão mais ´madura´ e apropriada para usar do firebird?
3 - Será que estarei fazendo mesmo o certo querendo mudar?
4 - O firebird vai reconhecer meu banco gdb do interbase ou vou ter que criar tudo de novo?

Agradeço desde já

Atenciosamente

Tcarvalho

Tcarvalho

Responder

18/11/2004

Vinicius2k

Colega,
1 - Se eu utilizar o firebird eu vou precisar mudar alguma coisa na minha aplicação ou o componente ib serbe tambem para o firebird?

Até o momento, nada. Mas, o IBX (paleta Interbase) não garante compatibilidade com versões mais novas do Firebird. Esta garantia nunca existiu, mas até a versão atual a compatibilidade ainda é de 100¬.

A mais amplamente testada é a 1.0.3, mas a 1.5.1 já é madura o suficiente para ser colocada em produção, sem nenhum risco.

Se vc pretende seguir com um SGDB Free, sim... sem dúvida.

4 - O firebird vai reconhecer meu banco gdb do interbase ou vou ter que criar tudo de novo?

Não há dificuldade nisso. Faça um backup do seu banco no IB, desinstale-o (remova manualmente a GDS32.DLL), instale o Firebird e restaure o backup do banco no Firebird. Aproveite a migração para alterar a extensão dos arquivos do Banco de Dados para .FDB, não é obrigatório, mas lhe evitará problemas de lentidão nos Windows ME, XP e 2003 com a ferramenta ´System Restore´ ativada.

Um detalhe : não acompanha o Firebird nenhuma ferramenta de administração GUI, apenas console, e o IBConsole não funciona com a versão 1.5.x, portanto vc precisará de uma ferramenta de 3ºs para trabalhar com interface gráfica. Eu sugiro o IBExpert ( www.ibexpert.com ) -- a edição ´Personal´ é free, sem nenhuma limitação quanto a distribuição e uso, só não conta com todos os recursos da edição Full.

Espero ter ajudado.
T+

Responder

Gostei + 0

18/11/2004

Fsflorencio

Até agora o componente ibx está compatível, vamos ver daqui pra frente.

A versão 1.5 é a última e está muito boa.

Sim, a maioria dos bugs foram corrigidos, além de corromper menos o banco.

Você pode fazer um backup com o gbak e restaurar. Use o gbak do firebird.

Responder

Gostei + 0

18/11/2004

Vinicius2k

Apenas mais duas considerações...

A DLL cliente do Firebird 1.5.x mudou de nome: antes GDS32.DLL, agora FBCLIENT.DLL.
Obrigatoriamente a GDS32.DLL precisa existir para trabalhar com o IBX, então é necessária um simples cópia da FBCLIENT.DLL com o nome de GDS32.DLL para compatibilidade.
O Setup do Firebird 1.5.x, lhe sugere esta cópia ao seu final, basta, marcar a caixa de seleção.

Se seu IBX não estiver atualizado, vale a pena atualizar. Pesquise pela versão mais recente, de acordo com a versão do seu Delphi : http://codecentral.borland.com/codecentral/ccweb.exe/author?authorid=102

T+

Responder

Gostei + 0

18/11/2004

Tcarvalho

Primeiramente obrigado por todas as dicas.
Me diz uma coisa Vinicius, eu utilizo o Delphi 7 como eu disse o componente ibx, mas nao sei como faço pra atualizar a versao do ibx e nem como saber qual versao eu utilizo. Vc poderia me ajudar??E mais uma coisa...Pode ter o interbase instalado junto com o firebird??Estou perguntando pois nao sei se vou poder desisntalar o interbase do meu cliente pois acho que ele usa outras aplicações que acessam o interbase. Como agir nesse caso?

Responder

Gostei + 0

18/11/2004

Vinicius2k

Para atualizar o IBX, já que seu Delphi é o 7, basta efetuar o Download da versão 7.08 presente neste link : http://codecentral.borland.com/codecentral/ccweb.exe/author?authorid=102 e executar o instalador. Se vc nunca atualizou, vc está usando a versão que acompanha o Delphi.

Sobre manter o Interbase e o Firebird juntos, já vi comentários de que é possível, bastando para isso alterar o firebird.conf (não sei exatamente onde), mas, honestamente, nunca fiz isto e não posso garantir que seja possível...
Isto pode ser um problema grande, já que vc usando o IBX, terá que substituir a GDS32.DLL utilizada atualmente pelo Interbase em outras aplicações... Vou pesquisar sobre este assunto, se eu encontrar algum material sobre a convivência do IB e FB no mesmo servidor, postarei a referencia para vc...

T+

Responder

Gostei + 0

18/11/2004

Tcarvalho

Novamente muito obrigado pelas dicas...Vou seguir as recomendações e irei pesquisar tambem a respeito da utilização do interbase junto com o firebird. Com relação a atualização do ibx, eu ja estou providenciando.
Atenciosamente

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar