Fórum Migração maldita - mysql #298392

04/10/2005

0

Pessoal, estou decepcionado com Mysql.
Quero migrar um sistema de access para outro banco.
Depois de alguns estudos e opiniões, decidi pelo Mysql.

Premissas:
Uso Delphi 7, BDE.
Não quero usar componentes de terceiros.
Quero, no máximo, mudar de DBE para ADO.

-O MyODBC tem problemas com campo DATETIME. Não encontrei solução nem no site mysql.org.
-Quando tento conectar com o AdoConnection, vem uma tela de configuração (´MySql data source name setup´) e não conecto. (´erro não especificado´). Acreditem: não achei na internet solução para isto.

Devo desistir? Onde encontro um OleDb Provider para Mysql que funcione? Ou devo mesmo deixar o Mysql? Parece que é um banco ´largado´.

Grato

[b:c0bd8c38e5][color=blue:c0bd8c38e5]Título do tópico editado por Vinicius2K:[/color:c0bd8c38e5][/b:c0bd8c38e5] [b:c0bd8c38e5][color=red:c0bd8c38e5][list:c0bd8c38e5][*:c0bd8c38e5]Utilização de termo apelativo. Removido: ´Urgente´. [*:c0bd8c38e5]Atenção ! Está foi a segunda mensagem sua que foi editada por mim. As próximas serão bloqueadas. [/list:u:c0bd8c38e5][/color:c0bd8c38e5][/b:c0bd8c38e5] Peço que leia atentamente as [url=http://forum.clubedelphi.net/viewtopic.php?t=6689]Regras de Conduta[/url] e se algum esclarecimento sobre o funcionamento do fórum ou sobre as Regras de Conduta for necessário, envie-me uma [url=http://forum.clubedelphi.net/privmsg.php?mode=post&u=2796]Mensagem Particular[/url].

Del

Del

Responder

04/10/2005

Del

Alguém usa MSDE? Estou pensando em usá-lo. Pelo menos, quando tiver um erro, vou no site da microsoft.
(não sou fã da empresa, mas...)

Obrigado...

Responder

Gostei + 0

04/10/2005

Daniel_mc

Pessoal, estou decepcionado com Mysql.

o que causou isto amigo, sera que foi o problema:
-O MyODBC tem problemas com campo DATETIME. Não encontrei solução nem no site mysql.org.
Que problema esta acontecendo?

Sei que vc nao esta querendo utilizar componentes de terceiros apesar do Zeos ser talvez a melhor opcao, na pior das hipoteses use DbExpress

Responder

Gostei + 0

04/10/2005

Del

Obrigado pela intenção de ajudar.

Quanto ao campo datetime:
Se uso uma ttable, não traz o campo (em tfields).
Se uso uma tquery, os campos (todos varchar) são assiciados com alguns dbedits erroneamente (ele pega o tamanho do maior valor do campo, e não o valor máximo permitido).

Sei que usar dbedits não é uma técnica muito boa, mas tem muita coisa pronta e tabelas simples... Não quero refazer tudo ou trocar drasticamente os componentes.
Decidi usar ADO, mas quando vou conectar, vem uma tela de configuração... e não consigo...

Abraço.

Responder

Gostei + 0

05/10/2005

Adriano Santos

Obrigado pela intenção de ajudar. Quanto ao campo datetime: Se uso uma ttable, não traz o campo (em tfields). Se uso uma tquery, os campos (todos varchar) são assiciados com alguns dbedits erroneamente (ele pega o tamanho do maior valor do campo, e não o valor máximo permitido). Sei que usar dbedits não é uma técnica muito boa, mas tem muita coisa pronta e tabelas simples... Não quero refazer tudo ou trocar drasticamente os componentes. Decidi usar ADO, mas quando vou conectar, vem uma tela de configuração... e não consigo... Abraço.

Que tela é essa de configuração?

Responder

Gostei + 0

05/10/2005

Marcio.theis

Neste link: http://geocities.yahoo.com.br/padodaco/MyProv.zip vc consegue o OleDb, para configurar vc deve de ir na orelha ´Provedor´ e selecionar MySQL.OLEDB Provider, depois em ´Conexão´ coloque como ´Fonte de Dados´ o nome da base de dados que esta no MySQL, ´Local´ o IP da maquina servidora coloque o ´Nome de Usuário e Senha´ especificada para acessar a base de dados, e depois pode clickar em ´Testar Conexão´. Vc pode fazer isto por dentro do componente ADOConection ou então criar através de um arquivo .udl, para isto basta vc ir na sua pasta onde ira ficar o seu .exe e criar um arquivo com extenção .txt, exemplo:
Seu programa esta dentro da pasta c:\Sistemas\MeuPrograma\MeuPrograma.exe, dentro desta pasta c:\Sistemas\MeuPrograma\ vc cria um arquivo txt com o nome de MeuPrograma.txt e depois renomea para MeuPrograma.udl, de duplo clique e sera aberto um tela de configuração, onde vc podera executar os passos que falei acima.
Dentro do delphi, va até o seu ADOConnection e de duplo click em ´ConnectioString´ deixe a opção ´Use Data Link File´ marcado e click em ´Browse...´ e vá até a pasta c:\Sistemas\MeuPrograma\ e selecione o MeuPrograma.udl, click em ´Abrir´ e depois em ´Ok´. Quando retornar para o ConnectioString, deixe o texto com FILE NAME=MeuPrograma.udl, ou seja, quando o sistema ira se conectar, ira buscar este arquivo, e este devera de estar junto com o seu .exe....
Espero ter sido um poko explicativo....

Responder

Gostei + 0

05/10/2005

Del

Muito obrigado pela ajuda, mas ocorreu o seguinte:

Quando clico em testar a conexao, depois de preencher ´fonte de dados´, ´local´, ´usuario´ e ´senha´ , aparece outra janela:
´MySQL Data source name setup´ com as informações que coloquei anteriormente e mais 3 campos: ´data source name´,´port´,´sql comand´.
Isto não aparece para vocês?
E depois dá um erro: ´Falha no teste de conexao devido a um erro na inicialização do Provedor. Erro não especificado´

Só funcionou quando usei OLEDB para ODBC e criei uma ODBC.
Mas aí, estou dando uma volta, certo? Teria que funcionar pelo OLEDB direto.

??? Obrigado

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar