Migração Paradox X Firebird

20/09/2004

0

Ola programadores,


Estou migrando meu sistema do Paradox para o Firebird,
E tenho algumas duvida sobre como criar as consultas, todas minhas consultas usava o tabela.findnearest ou tabela.findkey. Com a migração estava colocando tudo com o LOCATE, mas vi no fórum que a melhor opção e a consulta via SQL, já usava estas consultas para gerar relatórios e verificar duplicidade em meus cadastros no paradox. Só que não estou conseguindo implementar estas consultas no DBExpress.

Uso Sqlconnection, Sqldatasete, Datasetprovider , Clientdataset e Datasource.

Onde vou implementar a SQL? Quando coloque uma Sqlquery não funciona da a mensagem: operação não suportada!
Estou montando a query run time.


Se alguem pudar me ajudar agradeço !

Hugo Fabrício


Hugofab

Hugofab

Responder

Posts

20/09/2004

Macario

olá poste um exemplo de consulta que voce faz no paradox para podermos lhe mostrar como fica em SQL.


Responder

20/09/2004

Hugofab

na verdade já tenho uma noção de como trabalhar com o sql , só não estou sabendo em qual componente usar , como fazer a implemantação.

Pois no Paradox usava a Query, tentei usar a sqlquery para linkar no Dbdrid e da um erro dizendo não aceita linkar um componete unidirecional.


se puder me dar uma luz agradeço !


Responder

20/09/2004

Paulo_amorim

Olá

POde-se usar o TSimpleDataSet também...


Responder

20/09/2004

Gandalf.nho

Experimente usar o IBX


Responder

20/09/2004

Vinicius2k

POde-se usar o TSimpleDataSet também...

Perdão Paulo, mas o melhor a fazer é esquecer que este componente existe... :D

Colega,

Vc pode usar a instrução SQL tanto na TSQLQuery (propriedade SQL) ou no SQLDataSet (propriedade CommandText)...
A direferença é nenhum dos dois pode ser ligado direamente à um TDataSource para exibição em data-awares como DBGrids, por exemplo... (Esta tentativa de ligação, provavelmente, é a razão da sua mensagem de erro)...

A camada dbExpress é unidirecional, isso quer dizer que vc só pode navegar no DataSet em um sentido e data-awares exigem navegação bidirecional, por isso deve-se utilizar um TDataSetProvider + TClientDataSet.

Até mesmo para suas consultas, vc deverá usar a estrutura : DataSet -> Provider -> ClientDataSet -> DataSource -> data-awares.

Vc pode também implementar a instrução SQL no CommandText do TClientDataSet, desde que configure o Provider para aceitar isso (Options -> poAllowCommandText = True), mas o mais comum é que se utilize no SQLDataSet ou SQLQuery.

Se vc pesquisar aqui no fórum vai encontrar muita coisa sobre dbExpress que pode lhe ajudar a esclarecer suas dúvidas mais rapidamente, mas se se persistirem, não exite em perguntar...

T+


Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar