Fórum Migrando de BDE para (IBO ou MDO) #42620

26/02/2004

0

Olá pessoal,
Uso banco Firebird com Delphi 7. Pretendo migrar de tecnologia de acesso a dados de BDE para MDO ou IBO. Tenho pouco tempo para fazer isto e gostaria de saber qual o pacote mais indicado no sentido de facilidade e performance na migração. A idéia é montar um banco centralizado onde vários pontos acessem o mesmo e o volume de dados pode ser grande... por isto a performance é ponto crítico, além é claro do prazo que é curto . .então tb preciso de facilidade . . . . . . .

Obrigado

Gilmar André Ehrig
Analista/Programador
andreehrig@terra.com.br

Andreehrig

Andreehrig

Responder

27/02/2004

Marcos Fernando

Kra eu uso o IBX desde sempre devido a facilidade e o vasto material encontrado na net, e vc trabalhando com o Sps, Tringgs e Views vc pode tirar muito e ganhar muito em performace

Ai depende de kda um defende um tipo de componente !!
Att

Responder

Gostei + 0

28/02/2004

Delmar

Olá Gilmar..

Eu uso IBO. Mas como disse o colega Marcos Fernando, cada um tem alguma preferência e cabe a vc analisar o que pode ser melhor para seu caso.
Algumas características:

IBO não é livre. O autor fornece uma licença para vc desenvolver e pagar após começar a obter retorno. Após mandar e-mail, no meu caso levou duas semanas para receber o pacote.

Só funciona para FB. Se trocar o BD precisa substituir os componentes de acesso.

Oferece dois conjuntos de componentes. Um para quem vem do BDE sendo compatível com os componenstes de controle da VCL.
Outro que não é compatível com os componentes da VCL.

Para o primeiro conjunto, possui quase 100¬ de compatibilidade com BDE. Até agora não encontrei o equivalente para updaterecordtypes a saber pelo exemplo do help do delphi

procedure UndeleteAll(DataSet: TBDEDataSet);

begin
with DataSet do
begin
UpdateRecordTypes := [rtDeleted]; {make only deleted records visible}
try
First; {move to beginning of dataset}
while not EOF do
begin
RevertRecord; {undelete the current record}
Next; {move to the next record}
end;
finally
UpdateRecordTypes := [rtModified, rtInserted, rtUnmodified];
end;
end;
end;

Minha experiência até agora. Migramos uma aplicação de aproximadamente 200 telas Client/Server com cerca de 7 datamodules repletos de componentes, para o conjunto que oferece compatibilidade com BDE.
Consigo com pouco código e padrão, tratar as exceções. Mesmo trabalhando com controle de transações os códigos tendem a seguir um padrão o que agiliza a produção. Desempenho 2 vezes mais que BDE.
Um programador levou 2 meses para converter a aplicação.

Uma vez durantes três meses avaliei DbExpress, IBX e IBO.
Todos são bons, mas até agora não me arrependo da escolha que fiz.

Um abraço e sucesso na sua opção

Responder

Gostei + 0

28/02/2004

Delmar

Mais um detalhe importante. IBO aqui no Brasil, ainda tem poucos adeptos, por isso o mair suporte é na lista do próprio projeto, em inglês.
Sinto uma carência para troca de experiências sobre casos de uso e homologação de sistemas implementados com esta engine de acesso a dados. Por isso, para mim foi uma decisão de coragem e desafio.

T+

Responder

Gostei + 0

02/03/2004

Andreehrig

Pretendo migrar de tecnologia de acesso a dados. Gostaria de saber se o MBO é compativel com BDE, digo, cuja conversáo seja fácil e se a parformance será boa. O MBO é Free, algume pode me dizer como posso fazer para conseguí-lo. Alguém tem algum material sobre o mesmo ??

Obrigado

Responder

Gostei + 0

03/03/2004

Delmar

Pelo que me consta, este é um projeto da Comunidade Firebird.

Vá para:[url]http://www.comunidade-firebird.org[/url] e escolha projetos no menu >> MDO - Mercury Database Objects

Espero tê-lo ajudado.

Um abraço.

Responder

Gostei + 0

03/03/2004

Delmar

veja tmb
[url]http://sourceforge.net/projects/mdo/[/url]

OK

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar