Modelagem conceitual

21/05/2016

0

Estou precisando de uma ajuda em um exercício de modelo conceitual.
Não consegui colocar o print do que conseguir fazer

Construa um modelo de dados, com o máximo de abstrações capaz de exprimir a construção de uma base de dados organizada com o objetivo de prover informações de cobrança sobre contratos de financiamento de veículos e que deverá refletir as seguintes características:
a) Um cliente pode realizar vários contratos de financiamento. Cada cliente deverá apresentar os seguintes documentos: CPF, Carteira de Identidade, Comprovante de Residência e Comprovante de Rendimentos.
b) Um contrato de financiamento somente poderá ser efetuado com um cliente e deverá estar associado a um veículo específico, cuja placa, chassis, marca, cor e modelo são informações imprescindíveis. Um veículo adquirido através de um financiamento deverá permanecer alienado até a quitação da dívida.
c) Um contrato poderá possuir até 36 parcelas, cada uma com valor e data de vencimento. As informações de valor e data de pagamento de cada parcela deverão ser registradas no banco de dados. No contrato deverão constar um número do financiamento (único), o valor do bem, o valor financiado, o valor da entrada (se
houver), o número de prestações e a data de aprovação do mesmo
d) Cada contrato de financiamento deverá estar associado a um plano de pagamento que será função do prazo do financiamento e indicará no contrato a carência, a taxa de juros e o valor de mora a ser cobrado por dia de atraso no pagamento de cada parcela.

1) Construa o modelo conceitual de dados.
2) Defina um dicionário que utilize definições prévias dos tipos de dados que são padronizados para a empresa.
• No dicionário de dados registre a análise de todos os dados, considerando os
aspectos de usabilidade (quem, quando, como, onde).
• Classifique os dados quanto ao tipo, no caso dos dados básicos definirem o tempo de vida para cada dado. Considere algumas definições feitas pela
legislação. Exemplo, conta de Luz até dois anos. Notas fiscais até 5 anos. Caso não haja, defina o tempo justificando a decisão.
• No caso dos dados que precisam ser destruídos definir um processo de eliminação de dados, de modo a evitar a recuperação indesejáveis. Considere o aspecto da responsabilidade de permitir divulgar dados de outras pessoas “habeas data”.
Alexsandro Alves

Alexsandro Alves

Responder

Posts

27/06/2016

Geilson Mirandola

Alessandro, também irei trabalhar nesse exercício, se quiser trocar ideia: geilsonrm@hotmail.com
Responder

21/09/2016

Carlos Salles

Pessoal ! alguem fez o exercicio, pois eu to enrolado! quem pode me ajudar? Abraço
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar