Modelagem de Caso de Uso / Fluxo Alternativo

09/02/2007

0

Oi Pessoal,

Minha duvida é a seguinte:
Estou modelando um sistema que tem 50 casos de uso (encontrados até agora). Daí surgiu a duvida entre identificar certas ações como Caso de Uso ou como Fluxo Alternativo ou ainda de Exceção. Principalmente quanto ao modulo de relatório.

Vai um exemplo:
No modulo de relatório eu tenho a opção –

[Nome ação - link] - [resposta do sistema]
Chamados Vencendopor Pasta: Status, Prazo, numero Chamado, chamado, Aberto, Agendamento, Pasta Motivo
Chamados por Motivo: ID, Motivo e Total.
Chamados por Situação: Status, Prazo, numero Chamado,Chamado, Aberto, Fechado e Pasta
Chamados por Produto: Produto e Qtde.
Chamados por Agendamento: Prazo, numero Chamado, Chamado, aberto, agendamento, pasta
Chamados Transferido: Status, Prazo, numero Chamado, Chamado, aberto, agendamento, pasta.
Chamados Reaberto: Chamado, Quantidade Chamado, pasta e Total de registros encontrados.


Dai a pergunta:
Quais eu poderia considerar como Caso de uso?
E Quais eu poderia considerar como Fluxo Alternativo?

Agradeço desde já!!


Maiara Brito

Maiara Brito

Responder

Posts

18/10/2008

Patule

Prezada Colega..


Contextualizando sua dúvia poço lhe dar a seguintes informações:

Caso de Uso, podemos ter três tipos( Fluxo Principal, Alternativo e Variantes)

A fase de concepção nos deixou com uma listagem de casos de uso, possivelmente com uma breve descrição textual apenas.
Na fase de elaboração estes casos de uso serão detalhados, isto é, seu fluxo principal será expandido, bem como seus fluxos alternativos: exceções e variantes.

Descrever o fluxo principal: como o caso de uso ocorreria se nada desse errado.

Descrever fluxos alternativos: (temos dois tipos)

Exceções: como resolver situações que impedem o prosseguimento do caso de uso

Variantes: maneiras diferentes de fazer a mesma coisa (eventualmente podem dar origem a novos casos de uso)

Todo diagrama de fluxo principal, o qual podemos dar o nome ´fluxo feliz´, toda as exeções ou regras que interfiram na execução do fluxo feliz, deverá ser descrito como um caso de uso do tipo ´FLUXO ALTERNATIVO´, traduzindo para toda a exeção haverá um fluxo alternativo.

E na maioria dos casos e ai que mora os BUGS dos sistemas pois, quando desenvolvemos alguma aplicação e não utilizamos a Orientação a Objetos , tratamos essas exeções no código do sistema onde devido as coplexidades de regras implementadas sempre teremos que testas esses casos para garantir seu funcionamento, mas isso é outro assunto.

É importante lembrar que o caso de uso deve descrever a interação entre o sistema e os atores externos, não o processamento interno do sistema.

Espero ter ajudado

Qualque coisa mande um e-mail
patule@gmail.com


Responder

14/03/2010

Eleuterio Gonzalez

no caso de uso não tratamos o fluxo em si, mais sim os atores , programas e como são usados.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar