Fórum Modelagem de dados para melhor desempenho #57515
21/12/2006
0
Pessoal,
Tenho a seguinte situação para resolver que caminho tomar:
Em meu Cadastro de Cliente preciso fazer um cadastro para referencias comerciais com informações padrao: Referencias Bancaria, Comercial e Pessoal.
Pensando como fazer cheguei a duas possiveis possbilidades:
1)
Fazer um relacionamento Mestre/Detalhe criando uma tabela: CLIENTE_REFERENCIA que seria amarrada a minha tabela CLIENTE. Nesta nova tabela eu teria os campos:
BANCO1 NUMERO1 CONTA1 AGENCIA1 DATA1 CIDADE1 UF1 TELEFONE1
BANCO2 NUMERO2 CONTA2 AGENCIA2 DATA2 CIDADE2 UF2 TELEFONE2
BANCO3 NUMERO3 CONTA3 AGENCIA3 DATA3 CIDADE3 UF3 TELEFONE3
COMERCIAL_NOME1 COMERCIAL_TELEFONE1
COMERCIAL_NOME2 COMERCIAL_TELEFONE2
COMERCIAL_NOME3 COMERCIAL_TELEFONE3
PESSOAL_NOME1 PESSOAL_TELEFONE1
PESSOAL_NOME2 PESSOAL_TELEFONE2
PESSOAL_NOME3 PESSOAL_TELEFONE3
2)
Separar os tres tipos de referencias citados acima ... criar tres tabelas pra fazer o relacionamento com a tabela CLIENTE. As tabelas poderiam ser assim:
CLIENTE_BANCO
CLIENTE_COMERCIAL
CLIENTE_PESSOAL
Minha preocupação com isso é que este sistema esta desenvolvido em 3 camadas usando SOAP .. estas informações trafegam pela internet por isso minha preocupação com o desempenho disso que estou precisando fazer.
Bom se algum puder opinar para que eu possa decidir qual seria a melhor saida ...
Valew a todos.
Tenho a seguinte situação para resolver que caminho tomar:
Em meu Cadastro de Cliente preciso fazer um cadastro para referencias comerciais com informações padrao: Referencias Bancaria, Comercial e Pessoal.
Pensando como fazer cheguei a duas possiveis possbilidades:
1)
Fazer um relacionamento Mestre/Detalhe criando uma tabela: CLIENTE_REFERENCIA que seria amarrada a minha tabela CLIENTE. Nesta nova tabela eu teria os campos:
BANCO1 NUMERO1 CONTA1 AGENCIA1 DATA1 CIDADE1 UF1 TELEFONE1
BANCO2 NUMERO2 CONTA2 AGENCIA2 DATA2 CIDADE2 UF2 TELEFONE2
BANCO3 NUMERO3 CONTA3 AGENCIA3 DATA3 CIDADE3 UF3 TELEFONE3
COMERCIAL_NOME1 COMERCIAL_TELEFONE1
COMERCIAL_NOME2 COMERCIAL_TELEFONE2
COMERCIAL_NOME3 COMERCIAL_TELEFONE3
PESSOAL_NOME1 PESSOAL_TELEFONE1
PESSOAL_NOME2 PESSOAL_TELEFONE2
PESSOAL_NOME3 PESSOAL_TELEFONE3
2)
Separar os tres tipos de referencias citados acima ... criar tres tabelas pra fazer o relacionamento com a tabela CLIENTE. As tabelas poderiam ser assim:
CLIENTE_BANCO
CLIENTE_COMERCIAL
CLIENTE_PESSOAL
Minha preocupação com isso é que este sistema esta desenvolvido em 3 camadas usando SOAP .. estas informações trafegam pela internet por isso minha preocupação com o desempenho disso que estou precisando fazer.
Bom se algum puder opinar para que eu possa decidir qual seria a melhor saida ...
Valew a todos.
Mmoreira
Curtir tópico
+ 0
Responder
Raserafim
a modelagem correta é a segunda opção, e também será a que proprcionará maior desempenho, devido ao tráfego de dados, já que desta forma vc não terá colunas vazias.
a sua primeira sugestão não é um modo aconselhável, visto que vc limita a quantidade de números de bancos que o usuário pode cadastrar, o mesmo para informações comercial e pessoal.
da segunda forma, vc fica livre para cadastrar quantos bancos, informações pessoais e comercial vc quiser.
a sua primeira sugestão não é um modo aconselhável, visto que vc limita a quantidade de números de bancos que o usuário pode cadastrar, o mesmo para informações comercial e pessoal.
da segunda forma, vc fica livre para cadastrar quantos bancos, informações pessoais e comercial vc quiser.
Responder
Gostei + 0
24/12/2006
Mmoreira
raserafim,
Obrigado pela atenção brother!
Realmente da segunda maneira seria trafegado apenas o que existir cadastrado no banco.
Procurei algumas informações em outros foruns tambem e esta é a maneira correta de fazer o que estou querendo.
Abraços.
Obrigado pela atenção brother!
Realmente da segunda maneira seria trafegado apenas o que existir cadastrado no banco.
Procurei algumas informações em outros foruns tambem e esta é a maneira correta de fazer o que estou querendo.
Abraços.
Responder
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)