Modelagem eficaz. Como fazer um sistema evoluir naturalmente

04/07/2006

0

Olá pessoal, tudo bem?
Gostaria da ajuda de vcs no que diz respeito a metodologia para desenvolvimento. Qual a melhor técnica para desenvolver um sistema?
Essa é uma dúvida que sempre existe e é muito difícil chegar num padrão que abranja tudo que haverá no sistema.
Eu trabalho com Delphi a 5 anos e em todos os lugares que trabalhei nunca ouve uma metologia adequada. O sistema não era modular e não havia muito padrão na codificação.
E o pior, o sistema era todo implementado num único projeto. Originando um único EXE com um tamanho geralmente grande dificultando manutenção e distribuição.

Infelizmente, uma realidade da maioria das Softhouses.

Pelo fato de sempre gostar de estudar novas metodologias comecei a me interessar muito por qualidade de software. Hoje estou desenvolvendo um projeto novo, e gostaria de começar com pé-direito. Minha dúvida é na questão dos módulos. Como modularizar. A técnica mais tradicional é separar o módulo por funcionalidade, por exemplo: Financeiro, Contábil. Nesse caso, vários executáveis.

Uma outra técnica que estou estudando é a modularização por Packages do Delphi, muito interessante também. Permite uma modularização completa.

Mas aí está a dúvida. Na experiencia de vcs. O que seria melhor?

1) Modularizar por funcionalidade e por exemplo, separar os relatórios por packages?
2) Modularizar a aplicação totalmente por packages.

Não sei se fui muito claro na minha dúvida. Mas em resumo, seria como modelar de forma eficaz.

Eu agradeço desde já toda a ajuda.

Eliseu.


Eliseu_corrona

Eliseu_corrona

Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar