Modelagem para o envio de mensagem

22/05/2007

0

Olá pessoal,
estou tentando modelar um sistema de envio de mensagens. Mas estou, digamos, completamente perdido.

Minhas tabelas :(


USUSARIOS(
ID_USUARIO
NOME
)

MENSAGEM(
ID_MENSAGEM
ID_USER_DE
ID_USER_PARA
TITULO
CORPO
DATA_ENVIO
HORA_ENVIO
)



Deveria ter uma tabela para armazenar as respostas?
Desculpa mas estou perdido.


Carlosib

Carlosib

Responder

Posts

22/05/2007

Arf

Vc é q sabe se é necessário ou não armazenar as respostas...

Qual é a real necessidade deste sistema?

Somente serão enviadas mensagens sem esperar por respostas (tipo envio de alertas, warnings, etc)?
Ou é para alguma operadora?
Ou vc precisa monitorar as conversas (envio - recebimento - resposta)?

Na verdade se vc ainda não questionou estas e outras coisas para quem lhe pediu este sistema, vc deve fazê-lo o quanto antes.
Lembre q muito provavelmente vc precisará voltar até esta pessoa mais vezes, até q o sistema fique ´redondo´.

ARF.


Responder

22/05/2007

Carlosib

Olá obrigado por me responderes.

Preciso armazenar o envio e a resposta.

Sendo que um usuário poderá enviar a mensagem para um ou mais usuários e a resposta também poderá ser para um ou mais usuários.


Responder

23/05/2007

Arf

Depende.

Eu imagino que você pode criar uma coluna para definir o tipo de mensagem (nova ou resposta), ou criar uma tabela específica para as respostas...

Vai depender da sua aplicação, se vão ter muitas respostas ou não (por exemplo).

E se vc vai enviar uma mesma mensagem para mais de uma pessoa, vc pode implementar o conceito de lista ou grupo de destinatários.

Do que se trata?
Q tipo de mensagens serão enviadas e respondidas?
Detalhe mais.

ARF.


Responder

23/05/2007

Carlosib

É um aplicativo pequeno, no máximo, digamos 40 usuários trocando mensagens.

Um usuário pode enviar uma mesma mensagem para mais de uma pessoa. E uma resposta a uma mensagem pode ser a mais de um usuário.

O conceito do envio e recebimento da mensagem seria o mesmo do email.

Por exmplo: Pedro enviou uma mensagem a paulo, joão e tiago. Tiago ao clicar em responder pode responder a pedro, paulo e joão ou no momento da resposta eliminar algum usuário da lista de receptor da mensagem.


Responder

23/05/2007

Carlosib

É um aplicativo pequeno, no máximo, digamos 40 usuários trocando mensagens.

Um usuário pode enviar uma mesma mensagem para mais de uma pessoa. E uma resposta a uma mensagem pode ser a mais de um usuário.

O conceito do envio e recebimento da mensagem seria o mesmo do email.

Por exmplo: Pedro enviou uma mensagem a paulo, joão e tiago. Tiago ao clicar em responder pode responder a pedro, paulo e joão ou no momento da resposta eliminar algum usuário da lista de receptor da mensagem.


Responder

24/05/2007

Carlosib

Pensei nisso:

Usuario(id_usuario, nome)

Mensagem(id_mensagem, titulo, texto, resposta)

O campo RESPOSTA terá por default o valor 0(zero). Esse valor padão é para quando o usuário for gerar uma NOVA MENSAGEM.

Quando o usuário for gerar uma resposta a uma mensagem esse valor será incrementando em um(1). Estou confuso a como organizar as respostas a uma determinada mensagem. Será necessário a criação de uma tabela para as respostas?

Como um usuário poderá criar uma nova memsagem por vez se fará necessário a criação da tabela FROM

FROM(id_usuario, id_mensagem, Data_Hora_Envio)

Como um usuário pode enviar uma mesma mensagem para vários usuário faz-se necessário a criação da tabela TO

TO(id_usuario, id_mensagem, Data_Hora_Leitura)


Responder

24/05/2007

Arf

Este último modelo também atende a sua necessidade, assim como o primeiro modelo.

Só que no primeiro modelo vc iria precisar de uma coluna para identificar o tipo de mensagem, que no segundo modelo vc usou o campo RESPOSTA.

Não tem porque fazer confusão.

Todas as respostas vão ter o mesmo id da mensagem original, a única diferença é q vão ter o campo RESPOSTA <> de 0.


Responder

24/05/2007

Carlosib

tabela Mesagem
id_mensagem |titulo |texto |resposta
-------------------------------------------
1           |teste  |hhh   |0
2           |tes    |hh    |1
3           |xxxx   |ggg   |0
4           |te     |h     |2
5           |xxx    |gg    |1
6           |xx     |g     |2
......


Desta forma teria as mensagens assim:
Mensagem Original:
1 |teste |hhh |0
Respostas dessas mensagens:
2 |tes |hh |1
4 |te |h |2

Mensagem Original:
3 |xxxx |ggg |0
Respostas dessas mensagens:
5 |xxx |gg |1
6 |xx |g |2


Não sei como organizar e inserir o valor no campo Resposta. :oops:


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar