Modelo er de uma faculdade

07/08/2013

0

ola,
estou fazendo um modelo er de uma faculdade
a faculdade tem
alunos
cursos
disciplinas
historico
pagamentos etc? eu qria q alguem me desse uma luz pq eu nao estou sabendo relacionar essas entidades ou atributos.
Sera q alguem poderia me ajudar??
por favor.

Obrigado
André

André

Responder

Posts

11/08/2013

Alan Mario

faça um pequeno estudo sobre todas as possiveis tabelas.
Responder

18/08/2013

Mariana Carvalho

ja iniciou algo?
Responder

18/08/2013

Eduardo Pessoa

para que o historico?
Responder

22/08/2013

Alex Lekao

Ola, boa tarde!!!

Nao sei se sou a pessoa mais indicada para ajudar, mas vamos la.

O primeiro passo seria pensar nos campos que serao necessarios para cada tabela.

em segundo pensar nos relacionamentos entre elas, o que vai lincar com quem.

a partir dar da para se monstar as tabelas.

caso vc perceba que tem algum campo que comeca a desmebrar muito, crie uma tabela para ele, exemplo, telefone, caso vc julque que seja necessario mais de 2 telefones ou 3, pode ser interessante criar um tabela onde tenha o codigo do aluno e os numeros do telefone e o tipo de telefone, residencia, recado, etc.

no caso aluno poderia ter, codigo, nome, etc, etc.

curso, codigo descricao, tipo, etc, etc.

disciplina, codigo descricao, tipo, etc, etc.

historico, codaluno, codcurso, coddisciplina, etc, etc

pagamentos, codaluno, descricao, datalancametno, etc, etc.

agora pensa que vc podera ter tipos de alunos bem diferentes, como por exemplo, tradicional, curta duracao, ouvinte, etc, etc.

entao vai dar um pouco de trabalho.

relacione tudo que vc quer ter nas tabelas, veja o que relacionam-se entre elas, e a partir dai, veja se eh melhor manter na tabela ou criar uma nova.

mas tem algumas outras consideracoes, como por exemplo o tipo de normalizacao do banco de dados, que acredito que dara ainda mais trabalho.

espero ter ajudado.

Abraco.

Alex - Lekao
Responder

22/08/2013

Tiago

Sem dúvidas essa é a parte mais difícil, pois se a modelagem estiver errado o resto vai fluir errado. Passe mais tempo com a modelagem, tenha certeza o que você quer.. siga esses passos

Modelo conceitual: Entendimento do negócio
Modelo lógico: Relacionamento entre as entidades
Modelo Físico: Estrutura de armazenamento.

Acredito que não precisará utilizar o modelo físico a fundo para este seu objetivo.
Responder

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar