Modificações em tabelas - usuários

02/05/2016

0

boa noite a todos

A principio estou com uma duvida, uma tabela de usuarios, sendo que existirá administradores, somente eles podem mudar os dados dos usuarios comuns, queria um campo ou dois que mostrasse a data/hora + qual administrador fez isso. Como fazer? banco e java?
Roseane Silva

Roseane Silva

Responder

Post mais votado

02/05/2016

Eu uso esta abordagem em qualquer sistema que vou desenvolver, pois facilita verificar o histórico de um determinado registro.

É só criar os campos na tabela e na sua Aplicação na Inclusão (DATA-INCLUSAO e USUARIO-INCLUSAO) e Alteração (DATA-ALTERACAO e USUARIO-ALTERACAO) você grava a Data Atual e o Usuário logado.
Lembre-se que os campos DATA-ALTERACAO e USUARIO-ALTERACAO devem aceitar NULL, pois somente serão preenchidos na Alteração.

Assim fica registrado a data e quem criou o registro e a data e o usuário que fez a última alteração.

Jothaz

Jothaz
Responder

Mais Posts

02/05/2016

Jothaz

Eu sempre crio na minhas tabelas independente de que vão armazenar os campos:


DATA-INCLUSAO
USUARIO-INCLUSAO
DATA-ALTERACAO
USUARIO-ALTERACAO


Assim quando o registro é criado gravo a data atual e o usuário logado nos campos:


DATA-INCLUSAO
USUARIO-INCLUSAO


E quando o registro é alterado gravo a data atual e o usuário logado nos campos:

DATA-ALTERACAO
USUARIO-ALTERACAO


Assim sempre tenho a informação (auditoria) da manipulação dos registros.

É um pouco trabalhoso, mas basta criar um método e passar o parâmetros data atual e usuário logado.
Responder

02/05/2016

Roseane Silva

Um sistema organizado tem isso, correto, não só quando é necessario auditoria, isso se faz no banco diretamente?
Responder

02/05/2016

Marcos Paulo

Como posso pesquisar mais sobre o assunto? o nome ou titulo em questão.
Responder

02/05/2016

Roseane Silva

Mas como eles serão preenchidos, pela aplicação ou pelo BD?
Responder

02/05/2016

Marcos Paulo

Mas como eles serão preenchidos, pela aplicação ou pelo BD?


Acho que li algo a respeito sobre Spring, não posso confirmar se tem haver.
Responder

02/05/2016

Jothaz

Mas como eles serão preenchidos, pela aplicação ou pelo BD?


Pela aplicação, sempre que for feita uma operação de Inclusão e Alteração. Como toda classe vai ter estes métodos é só incluir estes campos.

Para fazer via BD, via Trigger, você consegue pegar a data, mas fica mais complicado pegar o Usuário logado. E ter somente a data se o usuário deixa a informação incompleta.
Então faça na aplicação e muito simples.


Como posso pesquisar mais sobre o assunto? o nome ou titulo em questão.


Isto é um forma de auditoria, mas muito simplificada, pode-se gerar um auditoria com o conteúdo dos campos. Tipo assim os valores anteriores e os valores alterados. Assim você tem um histórico de todas as mudanças nos dados. É muito usado em Bancos, pois você sabe todas as mudanças nos valores da conta por exemplo.

A ideia que dei é simplesmente para saber quando um registro foi criado e quem criou. E quando foi feita a última alteração de um registro e quem fez.

Pesquise por "trilha de auditoria BD", deve achar material.
Responder

02/05/2016

Roseane Silva

Pelo que noto uma coisa puxa a outra, mas estou entendendo a ideia toda.
Responder

02/05/2016

Marcos Paulo

Muito obrigado.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar