Fórum Modificar senha firebird #55891

01/05/2006

0

Eu tenho diversos bancos em firebird, todos sempre tiveram a mesma senha, agora estou querendo colocar uma senha para cada bd, só que quando mudo a senha para um, a mesma é mudada para todos os bds, como fazer para mudar apenas de um?

Edilcimar

Edilcimar

Responder

01/05/2006

Vinicius2k

Colega,

As mudanças de senha dos usuários não são para o banco de dados e sim para o servidor FB. Modelo herdado do IB 6.0 e utilizado pela maioria dos SGBDs.

A autenticação do usuário por banco de dados (Embedded User Authentication) é um dos novos recursos presentes no Interbase 7.5 -- http://www.sqlmagazine.com.br/Colunistas/lanusse/06_Interbase75.asp -- e, pelo que sei, é um recurso apenas planejado para o Firebird... sem previsão de implementação.

Responder

Gostei + 0

01/05/2006

Edilcimar

Grato

Responder

Gostei + 0

02/05/2006

Edilcimar

Vinicius (ou outro) só que agora surgiu uma nova dúvida, o cliente tem um bd de outra pessoa e eu não sei a senha, e meu programa tem uma senha diferente, partindo do princípio que a senha não fica no bd, então como acessar os 2 bds, pois se troco para a minha senha o outro programa não funciona e se uso a senha do outro, o meu não funciona!

Responder

Gostei + 0

04/05/2006

Edilcimar

sobe

Responder

Gostei + 0

04/05/2006

Vinicius2k

Edilcimar,

Você (e o outro programador também) incorreram em uma falha comum:
Utilizar o SYSDBA na aplicação para acessar o banco.

O que você deve fazer:
- Supondo que sua aplicação se chama ´MinhaApp´, crie no seu servidor FB o usuário ´MinhaApp´.
- Logue o seu servidor com este usuário e crie o banco de dados da sua aplicação. Logo o ´Owner´ do banco vai ser ´MinhaApp´. É o suficiente para que ele tenha todos os direitos sobre o banco de dados, assim como o SYSDBA tem.
- Configure sua aplicação para utilizar o usuário ´MinhaApp´ na conexão com o banco de dados.
- Quando instalar a aplicação e o seu banco de dados no seu cliente, basta criar o usuário ´MinhaApp´ no servidor FB dele.

O mínimo que se deve ter é um usuário para cada aplicação. Isso evita ´conflitos´ entre aplicações como o que você está passando.

A única restrição: você precisa saber a senha do SYSDBA do servidor do seu cliente para que você consiga criar seu próprio usuário (MinhaApp).

Responder

Gostei + 0

04/05/2006

Edilcimar

Saber a senha do bd istalad, é exatamente este o problema. O programa que está no cliente é um programa de um Banco, se eu soubesse a senha dele, ficaria fácil, pois poderia mudar a minha senha para ficar igual a dele, o problema é que não sei a senha e duvido muito que um banco vá fornecer a senha do banco de dados do seu programa!

Responder

Gostei + 0

04/05/2006

Thomaz_prg

Bom, uma boa notícia nessa área, é que foi mandado um projeto para a equipe de desenvolvedores do firebird (acho que já começaram a arrecadar donativos para o pagamento dessa parte do desenvolvimento), que implementa os usuários e senha no proprio banco de dados.

Responder

Gostei + 0

05/05/2006

Edilcimar

Isto provavelmente resolverá problemas futuros, mas como fica o presente?

Responder

Gostei + 0

06/05/2006

Vinicius2k

Infelizmente, não tem solução. Ou você sabe a senha do servidor FB ou não há como solucionar a questão.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar