Fórum Monitorar o banco de dados #330868
08/10/2006
0
como eu poderia, via programação delphi, ou com algum recurso do próprio BD, verificar se alguma tabela foi alterada, se sofreu uma inserção por exemplo ....
[..]s
Rafael Gomes
Curtir tópico
+ 0Posts
09/10/2006
Motta
Gostei + 0
09/10/2006
Rafael Gomes
Gostei + 0
09/10/2006
Macario
Nos informe o SGBDR, metodo de acesso e IDE que voce faz uso.:idea:
8)
Gostei + 0
09/10/2006
Rafael Gomes
[]s
Gostei + 0
09/10/2006
Rafael Gomes
Gostei + 0
09/10/2006
Rafael Gomes
Gostei + 0
09/10/2006
Rafael Gomes
Gostei + 0
11/10/2006
Rafael Gomes
[..]s
Gostei + 0
11/10/2006
Luciano.sul
e ira aparecer no resultado um exemplo que diz: ´Log com DSP´, baixa ele.
E bem legal este exemplo.
Tchau
Luciano Ramos
Gostei + 0
11/10/2006
Rafael Gomes
caso alguem tenha mais alguma sugestao eu agradeço!!
:)
[]s
Gostei + 0
11/10/2006
Rafael Gomes
A ideia nao é simplemente fazer um log das alterações no bd de uma aplicação. Se a aplicação foi desenvolvida por mim, seria muito facil verificar essas alterações e gravar em uma tabela os registros alterados. A ideia é outra. Imaginem que eu tenho uma aplicação qualquer desenvolvida em Delphi. Esta aplicaçao efetua diversas alterações em tabelas de um determinado banco de dados. O que eu quero é desenvolver uma segunda aplicaçao, independente da primeira, que verifique as alterações efetuadas no bd .... eu quero conseguir detectar atraves de um programa Y (desenvolvido por mim), alterações feitas em um BD por uma aplicaçao X (de Terceiros).
Alguma ideia!???
[..]s
Gostei + 0
11/10/2006
Rafael Gomes
Gostei + 0
12/10/2006
Wagnermarrane
Talvez o ideal seria constriur um tabela simples que posssa monitorar todos os procedimento executados pelos usuário. Crie um função que a toda momento que o usuário executar uma alteração execlusão ou inclusão ela registre nesta tabela, deve ocorrer também uma rotina que faça manutenção por periodo de acordo com o seu volume, pois caso vc naum efetue uma manutenção nesta tabela com o passar do tempo ela diminuir o desempenho do seu banco.
Porém deve-se tomar muito cuidado com uma possivel queda de desempenho do banco.
Por alguma falta de expériencia com bases SQL Server eu acabei criando este artificio para justamente poder encontrar o culpado de uma alteração ou exclusão de um registro importante na minha base.
Qualquer duvida to a disposição.
Abraço
Wagner
Gostei + 0
15/10/2006
Rafael Gomes
mas continuo sem uma resposta.
imaginem o seguinte cenario. Existe uma aplicação qualquer, que utiliza um banco de dados SQL Server por exemplo. Essa aplicação tem suas proprias tabelas, e o aplicativo efetua inserções e alterações nos registros no banco de dados. Eu quero construir uma segunda aplicação, que conecte no mesmo banco de dados e consiga monitorar os registros que sofreram alteração ou foram inseridos. Um detalhe importante é que as aplicações sao independentes, e nao tem nada a ver uma com a outra. Imaginem que a segunda aplicação foi desenvolvido por uma outra pessoa e eu nao tenho siquer o codigo fonte, apenas tenho acesso ao BD e aos registros. Preciso monitorar os registros nesse banco. Caso nao tenha sido claro explico novamente de uma forma diferente.
:)
[..]s
Gostei + 0
16/10/2006
Tiagorocha
Não é possível criar uma tabela de log e inserir triggers em todas tabelas?
É só inserir comandos nas triggers para registrar a inserção na tabela de log. Não é isso? Ou você quer interceptar a comunicação do aplicativo de terceiros com a porta do servidor de banco de dados?
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)