Mostrar comentário na função

15/08/2017

0

Quando é pressionado '.' depois de um componente ele aparece os métodos.
Se pressionar Ctrl + barra de espaço ele mostra algumas informações do método, como nome do unit do objeto que esta no parâmetro, tipo de variável, etc.

Estava precisando colocar um comentário para ajudar o programador a saber que informação ele colocar.
Por exemplo:

NotaFiscal.setPerIss(5.0) // Quando ele pressionasse o CTRL+Barra de espaço ou qualquer outra coisa mostrasse tambem "Aliquota de ISS da Nota Fiscal, Somente informar se foi uma nota fiscal de servico. Os valores possíveis serão de 0.00 a 5.00)

Alguma sugestão?
Tone Costa.

Tone Costa.

Responder

Post mais votado

15/08/2017

Fala ToneCosta, tudo certinho?

Já trabalho com Delphi há um tempinho e confesso que nunca vi esse tipo de possibilidade. :(

Como sugestão, você pode documentar o escopo do seu procedimento ou função com comentários. Isso facilitará demais a vida do programador :D

Exemplo:

 
procedure TForm2.Setvalor(const Value: double);
begin
  // Comentário de uma linha
  {
	ou comentário de múltiplas linhas
  }
  Fvalor := Value;	
end


Com isso, o programador pode acessar a função pesquisando pelo seu nome (tecla de atalho para pesquisa: ctrl + f) ou pressionando a tecla ctrl + um clique sobre o nome da função que automaticamente será redirecionado para dentro da mesma.

Um grande abraço.

Att, Douglas Claudio

Douglas Souza

Douglas Souza
Responder

Mais Posts

15/08/2017

Luiz Vichiatto

Acredito que deseja é criar a função ou procedure e quando for escrever o intellisence exiba além das variáveis que deseja passar também um breve auxilio para o preenchimento.

No Visual Studio são chamados de snippets, é um xml que contém as características e o código de como implementar a função ou procedure.

No Delphi não tenho conhecimento, em uma busca rápida com pouco critério encontrei o code snippets repository, nunca utilizei então não posso afirmar nada.

Acredito que já exista algo similar nas versões mais recentes do Delphi, e que eu ainda desconheço, apesar que não estou tão familiarizado assim com as novas versões.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar