GARANTIR DESCONTO

Fórum Mostrar registro do DBGRID no EDIT #351021

24/12/2007

0

Olá pessoal.

Eu até estou conseguindo que o resgistro apareça no edit, só que sempre aparece o primeiro independente de qual for clicado não muda o registro, tem alguma propriedade que tem que ser trocada, pois já troquei varias e nada.

Mano_froids

Mano_froids

Responder

24/12/2007

Andersonscinfo

descreve pra gente como vc a fazendo...

Responder

Gostei + 0

24/12/2007

Pestana_

Olá pessoal. Eu até estou conseguindo que o resgistro apareça no edit, só que sempre aparece o primeiro independente de qual for clicado não muda o registro, tem alguma propriedade que tem que ser trocada, pois já troquei varias e nada.

você está pegando o valor da query que está ligado ao dbgrid?

edit1.Text := DBGrid1.DataSource.DataSet.FieldByName(´nomeCampo´).AsString;

flw.

Responder

Gostei + 0

29/12/2007

Carlosrm

mano_froids,

se eu entendi o seu post, vc está querendo que o seu edit seja atualizado conforme vc seleciona uma linha no dbgrid.

Há diversas formas para fazer isso. Seguindo seu reciocínio, poderíamos fazer:

1º) Para exibir um campo que está na mesma tabela associada ao dbgrid:
a) coloque no dbgrid o campo desejado. Talvez seja necessário mudar a ordem de apresentação dos campos para que fique no campo de visão;
b) troque o seu componente edit por um dbedit. Faça as mesmas associações que fez no dbgrid (dataset) e selecione o campo (fieldName) desejado no dbedit.

2º) Para exibir um campo que está em outra tabela da associada a dbgrid:
a) A cada clicada na dbgrid, faça uma busca (p.ex. Locate...) pesquisando na outra tabela e exibindo o valor encontrado no edit...
b) troque o componente edit por um dblookupcombobox ou dblookuplistbox e faça as associaçòes necessárias...
c) Se as tabelas estiverem relacionadas como Mestre/Detalhe, basta que se troque o edit por um dbedit e associe este dbedit com a tabela Detalhe e com o campo desejado... (o mesmo esquema dos dblookup´s...)

3º) Por último (até onde me lembro agora), vc pode usar instruções sql, que vão fazer o mesmo que os dblookup´s, porém com um controle muito maior, caso vc queira...

Espero que seja útil.
carlosrm :)

Responder

Gostei + 0

29/12/2007

Carlosrm

mano_frois,

explicando melhor:

meu post sugere seis (6) maneiras diferentes de selecionar um item no dbgrid e exibir um determinado campo em outro componente...

Os dois primeiros modos, parecem desnecessários, se estiver usando uma tabela apenas...

Se forem duas tabelas (ou mais), o 2º item está mais próximo do que vc vem fazendo (3 opções independentes: a), b), ou c)).

E o 3º item abre muitas opções (sql), cujo limite depende de suas necessidades, conhecimento e imaginação...

Continuo esperando ser útil.
carlosrm :D

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar