GARANTIR DESCONTO

Fórum Mostrar valor do item do FileListBox ao clicar #547904

08/03/2016

0

Boa Noite, montei 2 forms em meu projeto, a form1 há uma FileListBox, e na form2 um formulário de cadastro simples com 5 Edits (Nome, Nascimento, Endereço, Celular, Rua) sem banco de dados, apenas para criar um item no FileListBox da primeira form, a minha dúvida é a seguinte, como eu faço para aparecer os dados ( os 5 campos acima ) que inseri nesse item ao clicar nele pela FileListBox?

No caso eu quero clicar no item da FileListBox e aparecer uma caixa de mensagem com os dados que cadastrei.

Agredeço desde já aos que puderem me ajudar.
Renato

Renato

Responder

08/03/2016

Natanael Ferreira

Não entendi.O FileListbox simplesmente lista os arquivos de uma determinada pasta.

Nele não tem como adicionar items como citado (Nome, Nascimento, Endereço, Celular, Rua).

Você não está utilizando Listbox ou Listview?

Para clicar no FileListbox e aparecer o caminho do arquivo selecionado faça assim no evento OnClick do FileListbox:

ShowMessage(FileListBox1.FileName);
Responder

Gostei + 0

08/03/2016

Renato

Natanael, vou tentar te explicar melhor o que quero fazer, uso uma form com 5 edits para criar cadastros de clientes, acabando de preencher o cadastro, clico em um botão para salvar e é gerado um arquivo na pasta do .exe com o nome do cliente, eu quero fazer a leitura desse arquivo assim que clicar no nome dele pelo FileListBox, entendeu ?
Responder

Gostei + 0

08/03/2016

Natanael Ferreira

Qual a extensao do arquivo gerado? txt?

Você quer obter apenas o nome do arquivo clicado no FileListBox ou você quer ler o conteúdo deste arquivo?
Responder

Gostei + 0

08/03/2016

Marco Antônio

Renato, boa tarde. Pelo que entendi vc esta improvisando uma tabela para guardar os dados dos clientes. Mas as tabelas é uma por pessoa. Ou seja um 'TXT' por pessoa.
Deve ter algum motivo para vc esta fazendo isso. Eu preferia fazer um banco para todos os clientes.

Bom eu utilizaria um 'DataSetVirtual' onde vc poderia utilizar as informações em memória e depois salvá-las. Neste caso eu salvaria em 'xml' com o nome ou o código do cliente.
Qdo vc precisar basta ler o 'xml' desejado povoa o 'DataSetVirtual' e acessa os dados. Para visualizar os dados pode utilizar de qualquer 'DataWare', seja 'DBEdit' ou 'DBGrid'.

No canal da DevMedia tem uma video aula do Guinther que foi a base para tudo que uso hoje para esta ferramenta.

https://www.devmedia.com.br/createdataset-curso-trabalhando-com-clientdataset-parte-5/5595

Fica a dica. Para dúvidas avisa ae.

Abc.
Responder

Gostei + 0

08/03/2016

Renato

O Arquivo gerado aparece sem extensão, e sim, quero ler todo o conteúdo do arquivo.

Segue a print da pasta.

http://prntscr.com/acrgcp
Responder

Gostei + 0

08/03/2016

Natanael Ferreira

Concordo com o Marco Antonio que esta não é a melhor maneira de se fazer isso.

Mas se realmente deseja fazer desta maneira tente assim:

Suponhamos que o conteúdo do arquivo seja, mais ou menos, assim (cada linha uma informação):

Renato
01/01/1980		
Av. Brasil
99999-9999

Você pode tentar o código abaixo no evento OnClick do FileListBox:

var
  i: Integer;
  Lista: TStringList;
begin
  Try
    Lista := TStringList.Create;
    Lista.LoadFromFile(FileListBox1.FileName);

EditNome.Text := Lista[0];
    EditDataNasc.Text := Lista[1];
    EditEndereco.Text := Lista[2];
    EditCelular.Text := Lista[3];
  Finally
    Lista.Free;
  End;
end;
Responder

Gostei + 0

08/03/2016

Renato

Amigo, testei o código e quando clico retorna o erro de como se eu não tivesse selecionado item algum, alguma ideia?

http://prntscr.com/acsism

@Edit, coloquei extensão de .txt, mas ao criar o cadastro, o txt na pasta ao abrir apaece com o conteúdo vazio.
Responder

Gostei + 0

08/03/2016

Natanael Ferreira

Provavelmente o seu arquivo está vazio por isso a mensagem de erro.

Para que funcione, o conteúdo do seu arquivo deve estar no modelo abaixo:

Renato
01/01/1980      
Av. Brasil
99999-9999

Criei um projeto com o teste que fiz:

http://www.4shared.com/zip/MN6c4NRIce/FileListBox1.html

Baixe e veja se ajuda.
Responder

Gostei + 0

08/03/2016

Renato

Certo, vou baixar, testar e o mais rápido possível retorno com uma resposta, obrigado ate o momento.

@Edit, pelo o que eu pude perceber, ele lê corretamente, mas não consigo adicionar outros clientes.
Responder

Gostei + 0

13/03/2016

Renato

Consegui aqui, obrigado a todos pela ajuda e em especial ao Natanael.
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar