movimentação

26/12/2005

0

bom dia pessoal,

gostaria de saber o seguinte:

tenho uma figura qualquer inserida em um form...
gostaria de quando eu pressionasse a seta da direita ela se movesse pra direita, e quando pressionase esquerda ela se movesse pra esquerda...
sei q tem como fazer isso, mas tentei procurar alguma função em events e naum achei...

te mais galera...
vlw

Antonio Mexas


Antonio.mexas

Antonio.mexas

Responder

Posts

26/12/2005

Alcantarus

bom dia pessoal, gostaria de saber o seguinte: tenho uma figura qualquer inserida em um form... gostaria de quando eu pressionasse a seta da direita ela se movesse pra direita, e quando pressionase esquerda ela se movesse pra esquerda... sei q tem como fazer isso, mas tentei procurar alguma função em events e naum achei... te mais galera... vlw Antonio Mexas



Caro Antonio,


No Evento OnClick do Button, escreva:

IBTable1.First para o primeiro;
IBTable1.Prior para o anterior;
IBTable1.Next para o proximo;
IBTable1.Lasta para o ultimo;

Grato,

Alcantarus.


Responder

26/12/2005

Antonio.mexas

vlw pela ajuda, mas axo q vc naum me entendeu....
queria mover uma figura graficamente... entende???
pra esquerda e direita na tela....


Responder

26/12/2005

Martins

vlw pela ajuda, mas axo q vc naum me entendeu.... queria mover uma figura graficamente... entende??? pra esquerda e direita na tela....


Nobre colega, vc poderia tentar com esse código, não foi testado ainda, mas acredito q funcione, logicamente terá q funcionar.

// No evento OnKeyDown do Form vc poderá colocar esse código.
// Não esqueça porém de colocar a propriedade KeyPreview para True
begin
  if ( Key = VK_LEFT ) then //Seta para Esquerda
     Image1.Left := Image1.Left - 1;  // Move imagem para esquerda

  if ( Key = VK_UP  ) then // Seta para cima
     Image1.Top := Image1.Top - 1; // Move a imagem para cima

  if ( Key = VK_RIGHT ) then  // Seta para direita
     Image1.Left := Image1.Left + 1; // Imagem para direita

  if ( Key = VK_DOWN ) then // Seta para baixo
     Image1.Top := Image1.Top + 1; // Move a imagem para baixo

end;


Acredito no entanto q a imagem possa tremer um pouco, então seria interessante vc colocar no OnCreate do Form o seguinte código.

  DoubleBuffered := True;


Depois vc posta aqui se funcionou, valew!!! :D

Boa sorte!!!!


Responder

26/12/2005

Eixox

A posição de uma figura em um form é dada em relação ao ponto esquerdo (Left) e Altura (Top).

Se você estiver usando um Image que apresenta a figura, você poderia fazer algo do tipo:

Botão Ir para esquerda
Image1.left := Image1.left - ?; (Substitua o ponto de interrogação pela quantidade de pixels desejado)

Botão Ir para a Direita
Image1.letf := Image1.Left + ? (a mesma coisa que o anterior)

Era isso que você queria?


Responder

26/12/2005

Martins

A posição de uma figura em um form é dada em relação ao ponto esquerdo (Left) e Altura (Top). Se você estiver usando um Image que apresenta a figura, você poderia fazer algo do tipo: Botão Ir para esquerda Image1.left := Image1.left - ?; (Substitua o ponto de interrogação pela quantidade de pixels desejado) Botão Ir para a Direita Image1.letf := Image1.Left + ? (a mesma coisa que o anterior) Era isso que você queria?


Beleza [b:6632e6ee98]eixox[/b:6632e6ee98], a lógica é essa, postei um código logo acima, acho q dá para ele adaptar as suas necessidades.

valew!!!


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar