Fórum MsSql 7 com Delphi 6 #217932

03/03/2004

0

Companheiros, não estou conseguindo configurar a BDE ou ADBc
para trabalhar com MsSQl. Ainda não consegui criar um alias.
Uso D6 / Win98 /MsSql Server 7. Eu instalei a opção
DataBase Server - Desktop edition
A opção DataBase Server - Standard Edition, não foi possível
instalar, pois eu uso o Win98.
Na BDE, crio o alias, mas qdo vou conectar o componente DataBase
ao Alias, ele não conecta. Ele pede loginname e password. Já tentei
nas seguintes ordens(LoginName e Password):
SA e sa
sa e sa
sa e SA
SA e ´´
sa e ´´
´´ e sa
´´ e SA
´´ e ´´
MYNAME e sa
MYNAME e ´´
MYNAME e SA
Tentei criar outras senhas e nada. Na opção Server Name, usei
Servidor
Servidor(Windows 95/98)
JB e nada(JB eu criei). Como usar o MsSql com Delphi? BDE ou ODBC.
Prefiro BDE, por ser melhor(mais rápida) segundo alguns aqui deste forum.

Paulo

Paulo

Responder

03/03/2004

Vinicius2k

Prefiro BDE, por ser melhor(mais rápida) segundo alguns aqui deste forum.

mais rápida que ODBC realmente a BDE é, mas acredito que a melhor forma de conexão com SQL Server seja ADO... vc já pensou nesta alternativa? é extremamente mais simples...

T+

Responder

Gostei + 0

03/03/2004

Paulo

Não pensei, nem sabia que era possivel, porem a pergunta é: Vai pedir senha também, pq o problema não é a conexão, mas sim a senha que eu não sei qual é, pois as que eu digitava, não entrava. Pq, foi o que me impediu de trabalhar pela ODBC ou BDE.

Responder

Gostei + 0

03/03/2004

Vinicius2k

Paulo, não manjo muito de administração do MSSQL, mas o princípio eh o mesmo dos outros bancos... o username e password tem que ser cadastrado na administração do banco, dados os direitos, etc, etc...

Mas, por exemplo como vc criou suas tabelas? vc precisou informar um usuário e senha não precisou?

T+

Responder

Gostei + 0

04/03/2004

Paulo

Consegui criar tabelas no MsSql, e configurar no ADO e ODBC, mas não está
sendo possível usar as tabelas de eu crio. Dá esse erro:

GENERAL SQL ERROR
LINE1. SYNTAX ERROR NEAR ´C:´
ALIAS: JB

Na BDE também dá esse erro. não consigo configurar.
Existe alguma apostila em alguma página, que use MSSQL/Delphi?

Responder

Gostei + 0

04/03/2004

Vinicius2k

Paulo,
vc está usando ADO ´puro´, ou seja, com SQL OLEDB, ou via ODBC?
quando vc usa ADO vc não precisa de ODBC...
veja se isto lhe ajuda :

[img:0395687531]http://www.powerline.com.br/~insigne/pessoais/vinicius/help/ADO1.gif[/img:0395687531]

[img:0395687531]http://www.powerline.com.br/~insigne/pessoais/vinicius/help/ADO2.gif[/img:0395687531]

[img:0395687531]http://www.powerline.com.br/~insigne/pessoais/vinicius/help/ADO3.gif[/img:0395687531]

[img:0395687531]http://www.powerline.com.br/~insigne/pessoais/vinicius/help/ADO4.gif[/img:0395687531]

isso pode ou não estar causando o erro, mas ao que me parece é um erro de sintaxe na sua query...

T+

Responder

Gostei + 0

08/03/2004

Paulo

Vinicius, consegui fazer logo que cheguei em casa após ter lido sua resposta, porem pela manhã, nada, não consegui, dava um erro de
PROVIDER, dizendo que não é possível acessar a base de dados. Eu nunca mais consegui acessar, porem eu já fiz uma vez. penso em desinstalar o Delphi e reinstalá-lo, já que provider tem a ver o Delphi, assim penso eu. Como eu estou num CYBER, na máquina em estou não tem OFFICE e eu trouxe a msg completa em formato .DOC, mas não consegui t mandar, mas entenda, a suma da msg de erro é esta que postei.

Responder

Gostei + 0

08/03/2004

Vinicius2k

Paulo,
O provider OLE DB para o SQL Server não vem com o Delphi... está no pacote MDAC(Microsoft Data Access) da Microsoft...
Vc conseguiu e não conseguiu em máquinas diferentes ?
se sim atualize o MDAC da máquina em que vc não conseguiu... (Windows Update)...

é provavel que solucione o problema...

espero ter ajudado...

T+

Responder

Gostei + 0

10/03/2004

Paulo

Vinicius, a minha experiencia em MsSql é pouca. Tudo aconteceu na mesma máquina. Chutei o balde e formatei a máquina. Instalei o Delphi 6 e o MsSql DeskTop Edition(É o único que é possível, pois uso Win98). Achei que o problema foi em eu estar usando Win98, não sei se é. O que eu acho estranho, é que qdo eu instalei o MsSql, o nome do servidor veio assim:Z7J6X8W e não Servidor, como era antes. Outra coisa, não consigo registrar os bancos que criei da outra vez, ele não reconhece, tenho que criá-los de novo, o que não é correto. No InterBase, eu registro a Base de Dados e pronto. Será que é por causa da peste(Win98)? O que pode ser? Tá brabo!!!

Responder

Gostei + 0

10/03/2004

Vinicius2k

Paulo,

o nome eh tranquilo de resolver : painel de controle -> rede -> identificação...

agora quanto ao resto, como lhe disse, não manjo de administração do SQL Server... mas com certeza existe algo errado em vc ter que criar novamente os bancos...

infelizmente, acho q minhas chances de ajuda-lo são poucas...

T+

Responder

Gostei + 0

16/03/2004

Paulo

O vivicius2k me ajudou muito, o qual eu agradeço. Agora pergunto a todos mais uma vez:
1º - Como trabalhar com D6 e MsSql 7 e Win98?
2º - Como registrar bancos no SqlServer?
3º - É necessário algum patch, ou coisa parecida, para Win98 e D6?
Só quero saber como faço para trabalhar sem trauma com o que tenho acima. Vou mudar de Win98 para XP Home Edtion, pois o Professional não está instalando na minha máquina(128Mb RAM e P II), e o Sql7 reconhece o XP Home Edition como NT Work Station, por isso ele não instala a versão Full.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar