GARANTIR DESCONTO

Fórum Mudança de Ambiente (servidor e estações) #47959

08/11/2004

0

Num cliente tenho a seguinte situação: Servidor Netware + 15 estações Windows98 e DOS. Todas as estações rodam uma aplicação DOS o dia inteiro, e as estações windows rodam ainda alguns outros programas (office, etc).

A intenção é substituir a aplicação DOS por um sistema em Delphi + Firebird.

1° - substituir o servidor por windows2000/2003 ou Linux.
---> qual o seria a opção de melhor custo/benefício? Considerando custo de licenciamento mais consultoria para implementação do servidor.

2° - estações Windows para rodar a aplicação Delphi.
---> O custo de registro dos Windows mais a substituição das máquinas rodando DR-DOS seria um pouco alto.

2° - desenvolver a aplicação em Kylix e usar Linux nas estações.
---> Com o kylix3 dá prá desenvolver um sistema completo usando IBX, etc ? (atualmente uso Delphi5 com alguns componentes como o FreeReport e alguns outros)

Gostaria de saber se alguém tem informações quanto ao uso das máquinas Thin Client (http://www.fic.com.br/thinclientfic/Default2.asp) e se é possível rodar aplicações Delphi em ambiente Windows CE ?

Bom acho que falei muitas coisas diferentes numa mensagem só... quem puder trocar algumas idéias, agradeço.

Aerreira

Aerreira

Responder

09/11/2004

Afarias

|1° - substituir o servidor por windows2000/2003 ou Linux.
|---> qual o seria a opção de melhor custo/benefício? Considerando custo
|de licenciamento mais consultoria para implementação do servidor.

Bom acho q depende muito da aplicação do servidor e da disponibilidade de ´mão de obra´ especializada mesmo.... Geralmente para um servidor de banco de dados (Firebird) se vc tiver a mão um bom pessoal para Linux (q não cobre um absurdo) acho q é a melhor opção.

Se existe falta de pessoal para o Linux provavelmente vão te cobrar muito caro e dai é possível q Windows seja uma plataforma melhor -- mas lembre q apesar de mais simples, tb precisa de algum bom conhecimento na plataforma NT para rodar bem um servidor.

Se vc tiver pessoal que conheça Linux (ou Windows se for o caso) dentro da equipe de desenvolvimento/suporte melhor ainda.

|2° - estações Windows para rodar a aplicação Delphi.
|---> O custo de registro dos Windows mais a substituição das máquinas
|rodando DR-DOS seria um pouco alto.

Com certeza... como dizem:: Não dá pra fazer 1 omelete sem quebrar alguns ovos. ;-)

|2° - desenvolver a aplicação em Kylix e usar Linux nas estações.
|---> Com o kylix3 dá prá desenvolver um sistema completo usando IBX,
|etc ? (atualmente uso Delphi5 com alguns componentes como o
|FreeReport e alguns outros)

O Linux costuma ser mais exigente q o Windows para rodar em estações (exige hardware melhor!) -- mas, ainda assim é possível q o custo com hardware a mais seria menor q o custo das licenças.

Entretanto, vc terá outros custos como adaptação do pessoal, manutenção das estações em LINUX (mais caro q das Windows geralmente) -- esses devem ser pesados também...

|Gostaria de saber se alguém tem informações quanto ao uso das
|máquinas Thin Client (http://www.fic.com.br/thinclientfic/Default2.asp) e
|se é possível rodar aplicações Delphi em ambiente Windows CE ?

´Sei´ de muitos casos positivos de utilização de ´terminais burros´ com Windows Terminal Server. Máquinas de ´baixo´ custo nos terminais e tudo (sistema) centralizado em um servidor Windows (TS) -- são casos de ótima performance e ´baixo custo´ total.

Solução semelhante pode ser adotada com Linux, acredito.

T+

Responder

Gostei + 0

09/11/2004

Aerreira

Ok, afarias, agradeço suas informações que nos ajudarão na tomada de decisão do caminho a ser seguido.

Eu (minha empresa), trabalho no desenvolvimento (somente). Existe uma empresa contratada para cuidar do ambiente rede / servidor / hardware (têm pessoal tanto para windows quanto Linux). A empresa, propriamente dita, não tem pessoal capacitado em nenhuma área, são somente usuários finais (recepcionistas, gerentes, etc).,

Acredito que implementar Linux em tudo não será uma boa ideia... (dificil para mim e dificil para os usuários).

Se alguém no forum tiver experiencia com uso dos Thin Client e puder passar mais alguma informação, desde já agradeço.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar