Fórum Mudar texto de JButton - Dependendo da seleção do JRadioButton #429807

27/11/2012

0

Bom Dia Pessoal!

Eu estou fazendo um sistema de cadastro e tenho dois tipos de funcionários: Professor e Colaborador. Esses dois são representados na minha tela (estou usando Swing) por dois JRadioButtons (e estes estão linkados no mesmo ButtonGroup). Quando eu escolher o funcionário Professor, eu quero ter na minha tela um botão de "Próximo", que me levará a uma nova janela onde eu preciso fornecer mais algumas informações. Se o funcionário escolhido for um Colaborador, não existe essa próxima tela e eu posso gravar diretamente as informações, clicando em um botão "Cadastrar".
Eu queria então, ao invés de colocar dois botões, colocar um só e ele funcionaria da seguinte forma:
a) Se o Professor estiver selecionado, o texto desse botão passa a ser "Próximo" e ao clicar nele eu abro a nova tela;
b) Se o colaborador estiver selecionado, o texto desse botão passa a ser "Cadastrar" e ao clicar nele eu gravo as minhas informações em um arquivo.
Obs: Estou colocando como padrão, o JRadioButton do Colaborador para vir selecionado, dessa forma, ao abrir a tela, o texto que deve aparecer no botão é "Cadastrar".
Como eu faço para fazer essa troca de textos de botões em Java? Dá pra fazer??

Obrigada pela ajuda desde já!! :-)

Um Abraço,

Lys Marie.
Lys Silva

Lys Silva

Responder

27/11/2012

Lys Silva

Esse probleminha eu já consegui resolver... :-)

Fiz o seguinte:

Utilizei o evento MouseEntered do JButton. Se o JRadioButton do professor estiver selecionado, quando eu colocar o mouse em cima do botão, ele vira "Próximo". Se ao contrário, estiver selecionado o JRadioButton do colaborador, o texto que aparece quando eu coloco o mouse em cima é "Cadastrar".
Não sei se essa é a solução mais elegante, mas funciona que é uma beleza!!

Um Abraço,

Lys Marie.
Responder

Gostei + 0

27/11/2012

Davi Costa

Show de bola! E muito bom a iniciativa de postar sua solução.

att Davi
Responder

Gostei + 0

27/11/2012

Lys Silva

Show de bola! E muito bom a iniciativa de postar sua solução.

att Davi

Olá Davi!

De fato, eu acabei criando uma nova solução, que vou postar aqui para o pessoal. Depois que respondi com a solução acima e mostrei para o meu marido, ele me fez a seguinte pergunta: "Mas se eu sou o usuário, como vou saber que preciso colocar o mouse em cima do botão para aparecer a opção desejada?"
Quando ele me disse isso, realmente pensei que não teria como o usuário adivinhar que se ele fizesse colocasse o mouse em cima do botão acontecia algo... Dessa forma, mudei a solução da seguinte maneira:
O JRadioButton possui um evento chamado MouseClicked. Como para selecionar um JRadioButton eu de fato preciso clicar nele, então criei dois eventos MouseClicked, um para cada JRadioButton. Para o do Professor, assim que clicar, seta o texto do botão para "Proximo". E para o do Colaborador, assim que clicar, seta o texto do botão para "Cadastrar".
Acho que a solução ficou mais elegante e intuitiva :-)

Um Abraço!

Lys Marie.
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar