Mudar trechos específicos em arquivos XML

04/01/2019

0

Olá a todos! Este é meu primeiro tópico, li as regras e acredito que eu esteja fazendo certo publicando este tópico.

Primeiro é importante saber que não sou programador. Sou um entusiasta e sei algumas coisas entre as linguagens mais comuns.

Há algum tempo aprendi a usar VBA para me ajudar em certos procedimentos da faculdade e depois comecei com VB e .NET para automatizar alguns processos no trabalho. O que me leva a esta postagem.

Tenho uma pastas com diversas subpastas e dentro destas vários arquivos XML. Destes há alguns que necessito periodicamente mudar algumas poucas linhas. Minha ideia é criar uma GUI que me permita agilizar esse processo. Então no APP eu teria os campos onde irei introduzir o novo texto para o trecho específico e salvaria o XML com a atualização. O código do XML é sempre o mesmo, mudando apenas esses trechos específicos. Creio que o legal seria ter na base de dados do próprio APP o texto dos XMLs. Eu escolheria o XML que vou mudar, na interface nos campos específicos introduzo o novo texto e exporto.

Sei criar a interface gráfica, a função para exportar o novo arquivo (até mesmo exportar dentro da subpasta específica) dentro outras funções que irei implementar. Mas a parte de mudar um trecho específico do XML eu estou com dúvidas.

Segue um esquema do que preciso:

Na interface escolho o modelo de XML nº2 -> Abre uma nova interface e nela as TextBox para introduzir o novo conjunto de Strings que será armazenado no trecho específico do modelo XML -> Digito o texto e seleciono o botão salvar.

Feito isto o sistema irá solicitar onde quero salvar o arquivo mas ao salvar quero que seja criada junto uma estrutura de diretórios :

Exemplo: Pasta Avó\\\\Pasta Mãe\\\\Pasta Filha\\\\Pasta Neta\\\\Arquivo XML

Onde o nomes das pastas seria digitadas em TextBoxs na mesma interface onde digito as Strings do XML.

Não quero um código pronto para isso, na verdade gostaria de instruções claras e objetivas que pudessem me guiar na programação desse APP. Sou bastante autodidata e neste momento que leem este tópico estou pesquisando soluções para este meu projeto.

Desde já agradeço a compreensão e colaboração de todos.

Segue o código de um dos modelos de XML que preciso mudar. Neste irei mudar as informações de "name" e "toolurl". Nos outros XMLs também serão isso, 2 ou 3 linhas. Mas são muitos para ficar abrindo um por um.

 <?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<activity id="765" moduleid="938" modulename="lti" contextid="1242">
  <lti id="765">
    <name>Conjuntos numéricos</name>
    <intro></intro>
    <introformat>1</introformat>
    <timecreated>1541636307</timecreated>
    <timemodified>1541636307</timemodified>
    <typeid>0</typeid>
    <toolurl>https://sagahcm.sagah.com.br/sagahcm/lti/launch.php?ua=2220</toolurl>
    <securetoolurl></securetoolurl>
    <launchcontainer>1</launchcontainer>
    <instructorchoicesendname>1</instructorchoicesendname>
    <instructorchoicesendemailaddr>1</instructorchoicesendemailaddr>
    <instructorchoiceacceptgrades>1</instructorchoiceacceptgrades>
    <instructorchoiceallowroster>$@NULL@$</instructorchoiceallowroster>
    <instructorchoiceallowsetting>$@NULL@$</instructorchoiceallowsetting>
    <grade>100</grade>
    <instructorcustomparameters></instructorcustomparameters>
    <debuglaunch>0</debuglaunch>
    <showtitlelaunch>1</showtitlelaunch>
    <showdescriptionlaunch>0</showdescriptionlaunch>
    <icon></icon>
    <secureicon></secureicon>
    <resourcekey encrypted="true">0vBE3AN+y43rsRkh1GdOG9IfnNQVWm6zOfPOla79rwg6iv+IAnNgbmIpyVcmIEdHvv6fbK/iVqzuQ32If8Wj/g==</resourcekey>
    <password encrypted="true">j6xn8mJCYdvO/3QkEeuV4thhdWxzxBfet3clxprKc/xgjY4/XPg38uBqX0/+lVr8naQfnNG1eHRwDY3Uy+4HIQ==</password>
    <ltisubmissions>
    </ltisubmissions>
    <subplugin_ltiservice_gradebookservices_lti>
      <lineitems>
      </lineitems>
    </subplugin_ltiservice_gradebookservices_lti>
  </lti>
</activity>
Roberto Junior

Roberto Junior

Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar