Fórum Multicamadas e suas possibilidades #294761
07/09/2005
Estou criando um servidor de aplicação. Gostaria de saber se este mesmo servidor eu consigo criar para uma aplicação Cliente Windows e outra via Browse, pois foi informado que não consigo. Alguém pode tirar esta duvida para mim.
Obrigado
Vanilson
não ficou mto claro.. vc pode explicar melhor??? mais eh possivel fazer aplicacao multicamada em browser sim.. mais explica a situacao melhor.
08/09/2005
Emerson Nascimento
eu li um pouco a respeito (não me recordo onde).
você pode pode fazer a conexão instanciando um SoapConnection da palleta WebServices. Assim o seu servidor pode ser chamado tanto por uma aplicação desktop (com sua conexão usual) como por uma página de um browser (pelo SoapConnection). Seu servidor seria ´híbrido´.
mas não sei de explicar com mais detalhes. procure na internet que você deverá encontrar algum material a respeito.
Realmente não fui muito claro. Más que eu quero dizer é o seguinte um mesmo servidor de aplicação pude-se ser utilizado tanto em uma aplicação desktop (Cliente normal win32), e uma aplicação Web. O nosso amigo deu um exemplo que poderia sim utilizando SOAP. eu até ja fiz um exemplo utilizando SOAP, más com aplicação cliente Desktop. Más eu queria fazer uma aplicação em um browse (Internet) aproveitando o mesmo servidor de aplicação.
11/09/2005
Emerson Nascimento
foi isso mesmo que eu disse: você utilizaria o mesmo servidor de aplicação que você utiliza normalmente numa aplicação desktop, sendo acessada por um browser, via soap. Você mantém sua conexão já utilizada e adiciona a conexão com Soap e torna seu servidor híbrido, sendo acessado normalmente como já é feito hoje e acrescentado a possibilidade de ser acessado por um browser.
Muito obrigado amigo, sua informação foi muito valiosa. Vou desenvolver uma para da minha aplicação em web utilizando o mesmo servidor de aplicação. Grato
um abraço.
vanilson