Fórum MySQL com Delphi #174082

09/08/2003

0

Olá caros Delphistas

Gostaria de Saber como conectar um banco de Dados em MySQL com o Delphi.
Teriam algum material que explicasse passo a passo como realizar essa conexão ou alguém poderia me ensinar?

Obrigado

Ricardo Barbosa

Ricardo Barbosa

Responder

09/08/2003

Feliperodrigues

primeiro vc tem q possuir o driver pra MySQL... depois é so usar o dbExpres pra fazer a conexão, ou intão pegar a ZeosLIB q é free...

qualquer problema... é so falar...

Responder

Gostei + 0

10/08/2003

Koplin

Seria bom vc passar para nós o seu nível de conhecimentro em banco de dados. Assim fica mais fácil a gente saber o que falar para vc.
Vamos ver:

1 - Instale o mySQL na pasta padrão c:\mysql
2 - Ative o MySQLAdmin para vc cadastrar usuario e senha
3 - Baixe o ZeusLib versão 6.11 gamma - a mais recente e instale os componentes no Delphi

4 - Copie as dll´s que estão no diretório de instalação do ZeusLib\lib\mysql
São 3, uma para cada versão do mysql e coloque no system (system32 se for NT). Copie a dll LibMySQL que esta dentro de mysql\lib e coloque no system. Desta feita, vc está apto a iniciar os trabalhos. Se vc não conhece o mysql, de uma lida bem caprichada no manual que acompanha - em doc - Lá fala de tudo. Tem uma versão parcialmente traduzida para o portugues em www.mysqlbrasil.com.br.
Os componentes Zeus estão em http://sourceforge.net/projects/zeoslib

A partir dai, é ver onde vc consegue chegar e ir perguntando, conforme as dúvidas forem surgindo. Os componentes Zeus não tem documentação detalhada -0 alias eu nem achei para a versao 6.11. Mas é intuitivo para trabalhar.

Vc pode usar os componentes dbExpress, que são nativos do Delphi. Mas eles exigem muito código extra, por ser unidirecional.
Usar componentes de terceiros é uma faca de dois legumes. MAs eu uso e estou satisfeito. Reduziu muito a minha codificação e o acesso é bastante rápido ao banco de dados. Outra coisa: Os Zeus são multi-BD ou seja: Trabalham com vários SGBD, como Interbase, POstGree, mSQL e mySQL.
Espero ter ajudado.

Boa sorte

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar