Fórum MySQL Data Modeling #426745

21/10/2012

0

pessoal, alguem tem alguma apostila ou até mesmo um tutorial sobre o Data Modeling do MySQL???

agradeço!!!
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

Responder

22/10/2012

Alisson Santos

Dá uma olhada nesse site. Ele é em inglês

http://dev.mysql.com/doc/workbench/en/wb-tutorials.html
Responder

Gostei + 0

22/10/2012

Mariana Carvalho

Não teria nenhum em portugues?

vou ver ele...vlw
Responder

Gostei + 0

22/10/2012

Tiago

Opa Mariana este link possui um tutorial bem bacana... ainda é inglês, más acho que você conseguirá desenrrolar.
Um abraço e bom estudo.
Responder

Gostei + 0

22/10/2012

Mariana Carvalho

achei basicao demais...

mas vlw
Responder

Gostei + 0

23/10/2012

Mariana Carvalho

alguem tem algum material em portugues, mais atualizado?
Responder

Gostei + 0

23/10/2012

Eduardo Oliveira

Você quer uma ferramenta para modelagem de dados é isso ????
Pode usar o power desing, ele é bem legal de si trabalhar, e permite a geração do schema sql do diagrama que você criou.
Responder

Gostei + 0

23/10/2012

Mariana Carvalho

essa ferramenta é free???
Responder

Gostei + 0

25/10/2012

Lys Silva

Aproveitando o tópico, tem algum outro tutorial que eu posso usar pra aprender a modelar no MySql Workbench?? Eu estava olhando esse do link que postaram, mas achei meio mal explicado...
Responder

Gostei + 0

25/10/2012

Lys Silva

Aproveitando o tópico, tem algum outro tutorial que eu posso usar pra aprender a modelar no MySql Workbench?? Eu estava olhando esse do link que postaram, mas achei meio mal explicado...
Responder

Gostei + 0

26/10/2012

Eduardo Oliveira

"Eu acho galera ponto de vista meu, que a questão de modelar assim como a de programar qualquer coisa não deve se prender a essa ou aquela ferramenta, mas sim ao conceito de como funciona uma vez que você entende bem de modelagem,ou de programação, a ferramenta só se torna irrelevante, pois os conceitos aplicados são os mesmos é mais uma questão de se acostumar com a ferramenta em uso."

O powerdesing acredito que ele seja pago, mas é uma excelente ferramenta já utilizei e recomendo, workbench é ótimo pra se usar, a documentação do link é a oficial deles.

[url]https://dev.mysql.com/doc/workbench/en/[/url]
Responder

Gostei + 0

26/10/2012

Mariana Carvalho

concordo Lys Marie,

eduardo, vc tem razão até certo ponto, alem do mais nem toda ferramenta faz aquilo que promete, tem ferramentas boas e outras nem tanto...
Responder

Gostei + 0

26/10/2012

Eduardo Oliveira

É uma viajem, mas é algo a se pensar, um exemplo que ouço muito

"O que você acha que aconteceria se um carpinteiro só soubesse serrar a madeira com 1 serrote? Ele é muito bom em serrar, mas só usando aquele serrote, se você tirar esse dele e der outro danou-se, porque ele se limitou apenas naquela ferramenta e não no conceito.
Mas sabemos que isso não acontece(pelo menos espero que não kk), pois independente de qual seja o serrote o carpinteiro irá saber serrar a madeira com a mesma experiencia, porque ele sabe o conceito, ele sabe como fazer e o que fazer o serrote que ele vai usar independe."

Ha eu sou manjo muito de MysqlWorkbenck, com ele eu faço isso eu faço aquilo, ele gera as tabela pra min tudo ali, será que se você tirar essa ferramenta dessa pessoa, ela saberá realmente fazer tudo isso sem nada pra auxiliar? Si ela souber o conceito certeza que sim, mas si ela só manja da ferramenta ai será complicado. Eu gosto desse tipo de discussão, aproveitando a deixa, bora expor pontos de vistas sobre.

Responder

Gostei + 0

26/10/2012

Diego Araújo

Existe uma ferramenta bem interessante é a DBdesigner4 em http://www.fabforce.net/dbdesigner4/ particularmente ela atende todas as minhas necessidades e ainda é free e gera dicionário de dados como nenhuma que eu conheço.
Responder

Gostei + 0

26/10/2012

Diego Araújo

Existe uma ferramenta bem interessante é a DBdesigner4 em http://www.fabforce.net/dbdesigner4/ particularmente ela atende todas as minhas necessidades e ainda é free e gera dicionário de dados como nenhuma que eu conheço.

gosto muito também do phpmyadmin trabalho com essas duas ferramentas diariamente.
Responder

Gostei + 0

26/10/2012

Mariana Carvalho

acredito que a ferramenta é fundamental para o aprendizado tb, não apenas com teorias, se não fosse isso, todos estariam programando no bloco de notas...
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar